O problema de coordenação em um algoritmo de controle em tempo real de tráfego urbano

O problema de coordenação em um algoritmo de controle em tempo real de tráfego urbano

Autores

  • Silvia Galvão de Souza Cervantes Universidade Estadual de Londrina
  • Werner Kraus Junior Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2005v26n2p181

Palavras-chave:

Controle de tráfego urbano, Otimização, Controle adaptativo.

Resumo

Apresenta-se a otimização do controle semafórico do tráfego urbano, em tempo real, usando busca em profundidade em grafos. O modelo de tráfego veicular usado na predição do comportamento futuro do tráfego é descrito por equações de estados. O método de controle fornece, a partir de contagens de fluxo veicular, os tempos de abertura dos semáforos que resultem no melhor desempenho possível para a malha viária e que proporcione ainda uma coordenação de fluxos entre interseções. A medida deste desempenho é o atraso médio dos veículos. O algoritmo é comparado com uma estratégia de tempo fixo ajustado pelo programa TRANSYT mostrando desempenho superior.

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Biografia do Autor

Silvia Galvão de Souza Cervantes, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunto do DEEL-UEL.

Werner Kraus Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

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Publicado

2005-12-15

Como Citar

Cervantes, S. G. de S., & Kraus Junior, W. (2005). O problema de coordenação em um algoritmo de controle em tempo real de tráfego urbano. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 26(2), 181–194. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2005v26n2p181

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