Circuito de Instrumentação Monolítico aplicado ao Sensor Magnético Integrado CMOS do tipo Split-Drain

Circuito de Instrumentação Monolítico aplicado ao Sensor Magnético Integrado CMOS do tipo Split-Drain

Autores

  • Fernando Cardoso Castaldo Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto dos Reis Filho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2005v26n2p145

Palavras-chave:

Magfet, Split-Drain, Sensor Magnético.

Resumo

Um circuito de instrumentação foi integrado em tecnologia de 0,6mm para ser utilizado como amplificador e condicionador de sinal produzido pelo sensor de campo magnético CMOS MAGFET do tipo splitdrain. O circuito emprega uma estrutura de alto ganho que opera no modo realimentado e realiza a conversão corrente-tensão possibilitando a leitura do campo magnético aplicado diretamente na forma de tensão. Medidas da característica estática de transferência, resposta ao campo magnético aplicado, obtenção da resposta em freqüência e análise de ruído permitiram caracterizar a associação sensoramplificador. Suas propriedades gerais tais como sensibilidade e resolução também foram avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cardoso Castaldo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica na área de Sensores, Instrumentação Eletrônica e Microeletrônica. Atualmente Prof. Adjunto A no Departamento de Eng. Elétrica da Universidade Estadual de Londrina.

Carlos Alberto dos Reis Filho, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica na área de Sensores, Instrumentação Eletrônica e Microeletrônica. Prof. Adjunto no Departamento de Instrumentação, Semicondutores e Fotônica da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2005-12-15

Como Citar

Castaldo, F. C., & Reis Filho, C. A. dos. (2005). Circuito de Instrumentação Monolítico aplicado ao Sensor Magnético Integrado CMOS do tipo Split-Drain. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 26(2), 145–154. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2005v26n2p145

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...