Desempenho dos alunos do curso de matemática – habilitação licenciatura: do vestibular ao 2º ano de curso

Desempenho dos alunos do curso de matemática – habilitação licenciatura: do vestibular ao 2º ano de curso

Autores

  • Patrícia Rosana Moreno Pátaro Universidade Estadual de Londrina
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2005v26n2p137

Palavras-chave:

Ensino, Análise Estatística, Desempenho Matemático.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos do segundo ano do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. O principal objetivo foi verificar se há mudança no desempenho matemático desses alunos em dois anos de curso. As informações para o estudo foram obtidas por 21 alunos devidamente matriculados no curso. Algumas informações, como tipo de escola em que o aluno estudou no Ensino Médio, sexo, retenção do aluno em algum ano na vida escolar, e se o aluno freqüentou ou não um curso pré-vestibular, foram obtidas por meio de um questionário respondido por esses alunos, no mesmo dia em que a prova do vestibular foi realizada pela segunda vez. Alguns testes estatísticos foram utilizados para estudar a relação entre variáveis categóricas e para verificar o desempenho matemático do aluno. Entre os resultados obtidos, pode-se concluir que há mudança no desempenho matemático dos alunos após dois anos de curso e que a maior parte dos alunos é proveniente de escola pública. Os objetivos deste trabalho são alcançados de maneira satisfatória, obtendo-se resultados positivos com relação ao tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Rosana Moreno Pátaro, Universidade Estadual de Londrina

Prof. da FACNOPAR – Faculdade do Norte Novo de Apucarana, PR, Brasil.

Adriano Ferreti Borgatto, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. do Depto. de Informática e Estatística, UFSC, Florianópolis – SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2005-12-15

Como Citar

Pátaro, P. R. M., & Borgatto, A. F. (2005). Desempenho dos alunos do curso de matemática – habilitação licenciatura: do vestibular ao 2º ano de curso. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 26(2), 137–144. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2005v26n2p137

Edição

Seção

Artigos
Loading...