Desempenho dos alunos do curso de matemática – habilitação licenciatura: do vestibular ao 2º ano de curso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2005v26n2p137Palavras-chave:
Ensino, Análise Estatística, Desempenho Matemático.Resumo
Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos do segundo ano do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. O principal objetivo foi verificar se há mudança no desempenho matemático desses alunos em dois anos de curso. As informações para o estudo foram obtidas por 21 alunos devidamente matriculados no curso. Algumas informações, como tipo de escola em que o aluno estudou no Ensino Médio, sexo, retenção do aluno em algum ano na vida escolar, e se o aluno freqüentou ou não um curso pré-vestibular, foram obtidas por meio de um questionário respondido por esses alunos, no mesmo dia em que a prova do vestibular foi realizada pela segunda vez. Alguns testes estatísticos foram utilizados para estudar a relação entre variáveis categóricas e para verificar o desempenho matemático do aluno. Entre os resultados obtidos, pode-se concluir que há mudança no desempenho matemático dos alunos após dois anos de curso e que a maior parte dos alunos é proveniente de escola pública. Os objetivos deste trabalho são alcançados de maneira satisfatória, obtendo-se resultados positivos com relação ao tema proposto.Downloads
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