Uma alternativa para avaliar a eficiência de meios de cultivo in vitro via modelo de regressão logística

Uma alternativa para avaliar a eficiência de meios de cultivo in vitro via modelo de regressão logística

Autores

  • Marcelo Angelo Cirillo Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Furtado Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Patrícia Schober Gonçalves Lima Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2003v24n1p101

Palavras-chave:

In vitro, Modelo logístico, Probabilidades.

Resumo

A avaliação do meio de cultura para o cultivo in vitro de uma determinada espécie é feita através de propriedades físicas e/ou químicas inerentes ao meio de cultivo. No entanto, a análise de resultados experimentais permitem avaliar sobre a qualidade deste meio. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma alternativa, por meio da utilização de um modelo logístico para avaliar o meio de cultura a ser utilizado no cultivo in vitro. As probabilidades fornecidas por este modelo servirão como um “índice avaliador do meio”. A importância desse índice é dada em função da formalização de um critério estatístico para a seleção do meio de cultura adequado a ser utilizado no cultivo in vitro, não excluindo as propriedades físicas e/ou químicas do mesmo. Para a ilustração desse procedimento, foi avaliado um experimento no qual se determinou o meio de cultura ideal no cultivo in vitro dos explantes primários retirados da Ipeca (Psychotria ipecacuanha (Brot.) Stokes). A diferenciação destes meios foi dada pela ausência ou presença do hormônio de crescimento BAP (6-benzilaminopurina). Ajustou-se um modelo logístico em função das covariáveis caracterizadas pelos pesos de matéria fresca e seca. As probabilidades mínima, média e máxima obtidas deste modelo mostraram que o meio de cultivo no qual o BAP (6-benzilaminopurina) estava presente foi o mais propício para a reprodução dos explantes. Devido ao alto poder discriminativo destes meios, detectado pelo modelo, recomenda-se a sua utilização como alternativa para seleção de meio de cultura para experimentos em situações semelhantes no cultivo in vitro.

Biografia do Autor

Marcelo Angelo Cirillo, Universidade Federal de Lavras

Graduação em Bacharelado em Estatística pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Professor da Universidade Federal de Lavras.

 

Daniel Furtado Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Exatas – UFLA, Bolsista: CNPq na modalidade de produtividade em pesquisa.

Patrícia Schober Gonçalves Lima, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Genética/Melhoramento Vegetal – Departamento de Biologia - UFLA

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

Cirillo, M. A., Ferreira, D. F., & Lima, P. S. G. (2004). Uma alternativa para avaliar a eficiência de meios de cultivo in vitro via modelo de regressão logística. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 24(1), 101–110. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2003v24n1p101

Edição

Seção

Artigos
Loading...