Identificação e Elaboração de Variáveis Estatísticas Através de Técnicas Multivariadas no Estudo da Produção de Grãos e Fibras, na Região Administrativa de Presidente Prudente-SP

Identificação e Elaboração de Variáveis Estatísticas Através de Técnicas Multivariadas no Estudo da Produção de Grãos e Fibras, na Região Administrativa de Presidente Prudente-SP

Autores

  • Eduardo Cardoso de Oliveira Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP)
  • Antonio Assiz de Carvalho Filho Professor titular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Departamento de Estatística, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Ricardo Firetti Pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócios (APTA/SAA-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2014v35n2p159

Palavras-chave:

Análise Fatorial, Seleção de variáveis, Programa R

Resumo

Este trabalho trata do problema para obtenção de variáveis estatísticas através de técnicas multivariadas aplicando aos dados da produção de grãos e fibras na Região Administrativa de Presidente Prudente- SP, e fundamentado no fato da região ser beneficiada por possuir um sistema logístico de distribuição trimodal (ferroviário hidroviário e rodoviário). O banco de dados utilizado foi extraído do Levantamento de Unidades de Produção Agropecuárias (LUPA) e refere-se às áreas disponibilizadas pelos municípios estudados para a produção de grãos e fibras e também de variáveis econômicas relacionadas ao agronegócio. As técnicas estatísticas aplicadas foram análise fatorial e análise de agrupamentos. Através da análise fatorial foram obtidas, das 13 variáveis originais, três descritores estatísticos (fatores). Os agrupamentos foram feitos a partir dos escores fatoriais, encontrando-se três grupos por descritor e também no conjunto de descritores. Ao final do trabalho, caracterizou-se a 10ª R.A. do Estado de São Paulo segundo as variáveis selecionadas todas do ano de 2008, dando embasamento para auxiliar na elaboração de estratégias empresariais e de formulação de políticas públicas, para o desenvolvimento da região em estudo.

Biografia do Autor

Eduardo Cardoso de Oliveira, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP)

Aluno Regular de Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional na UNESP (FCT/UNESP) com bolsa CAPES em nível de mestrado. Especialização em Estatística com ênfase em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e Graduação em Bacharelado em Estatística também pela UNESP (FCT/UNESP) (2004).

Bolsista FAPESP TT3, entre 07/2012 e 05/2013, projeto financiado pelo Projeto de Pesquisa - Regular/FAPESP (2011/23142-0) para o desenvolvimento de “ESTUDO PROSPECTIVO EM OVINOCULTURA DE CORTE: MERCADOS POTENCIAIS NO INTERIOR PAULISTA E POSSÍVEIS ROTAS TECNOLÓGICAS”.

Experiência profissional de mais de 10 anos na área de informática trabalhando como Administrador de Rede, Programador (nas linguagens de programação: DBase, Basic, Pascal, Delphi, ASP e PHP). Experiência ainda em manipulação de dados na linguagem SQL, tendo já trabalhado com SQL Server, Firebird, SQLite e MySQL. Membro voluntário da organização não-governamental, Núcleo de Desenvolvimento da Região de Presidente Prudente-SP, PRODERPP. Registrado no Conselho Regional de Estatística - CONRE 2ª e 3ª Regiões sob a inscrição nº. 8483, expedida em 10 de maio de 2006.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Oliveira, E. C. de, Filho, A. A. de C., & Firetti, R. (2014). Identificação e Elaboração de Variáveis Estatísticas Através de Técnicas Multivariadas no Estudo da Produção de Grãos e Fibras, na Região Administrativa de Presidente Prudente-SP. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 35(2), 159–180. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2014v35n2p159

Edição

Seção

Artigos
Loading...