Análise da Transferência de Calor de um Redutor de Velocidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2014v35n1p87Palavras-chave:
Aleta, Freio Eletromagnético, Redutor, Transferência de CalorResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a transferência de calor e a eficiência da aleta em um redutor de velocidade Coroa/Sem Fim. O material do redutor é o alumínio e a redução é de 15:1. Foi utilizado um motor de ½ HP acoplado ao redutor e realizados testes com e sem carga. Os experimentos foram realizados em uma bancada de teste de freio eletromagnético (Freio de Foucault) em convecção natural. Para a realização das medidas de temperatura, utilizou-se o aparelho HBM QUANTUM MX-840A e um termopar de contato tipo K. O cálculo do coeficiente de convecção foi realizado pelo modelo matemático teórico e experimental, sendo que o método experimental prevaleceu no trabalho, pois o método teórico possui algumas restrições. A eficiência da aleta foi calculada pelo método unidimensional. Para uma transferência de calor mais eficiente, foi proposta a alteração da geometria da aleta e realizados testes em convecção forçada, com isso, obteve-se uma redução da temperatura da superfície. Os valores da eficiência da aleta obtidos foram todos próximos devido às pequenas faixas de temperaturas que ocorreram no experimento. Para todos os testes foi utilizado um termovisor para a obtenção de imagens térmicas e comparação dos resultados.
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