Investigando as Ideias dos Alunos do Ensino Médio sobre a Matéria
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2013v34n2p237Palavras-chave:
Ensino de química, matéria, alunos ensino médioResumo
No ensino de Química, o conceito de Matéria é fundamental para que os alunos possam entender as transformações químicas que ocorrem entre diferentes materiais. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com 180 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Santo André, no Estado de São Paulo. Procurou-se verificar quais seriam as ideias dos alunos, do ensino médio, sobre a matéria. Foi encontrado que poucos alunos relacionavam o termo matéria à ideia de partícula. A maior parte dos alunos, quando pensam em termos da química, relaciona a matéria a apenas as suas características macroscópicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.