Investigando as Ideias dos Alunos do Ensino Médio sobre a Matéria

Investigando as Ideias dos Alunos do Ensino Médio sobre a Matéria

Autores

  • Simone Alves de Assis Martorano Departamento de Ciências Exatas e da Terra- UNIFESP-DIADEMA
  • Miriam Possar do Carmo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2013v34n2p237

Palavras-chave:

Ensino de química, matéria, alunos ensino médio

Resumo

No ensino de Química, o conceito de Matéria é fundamental para que os alunos possam entender as transformações químicas que ocorrem entre diferentes materiais. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com 180 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Santo André, no Estado de São Paulo. Procurou-se verificar quais seriam as ideias dos alunos, do ensino médio, sobre a matéria. Foi encontrado que poucos alunos relacionavam o termo matéria à ideia de partícula. A maior parte dos alunos, quando pensam em termos da química, relaciona a matéria a apenas as suas características macroscópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Alves de Assis Martorano, Departamento de Ciências Exatas e da Terra- UNIFESP-DIADEMA

Profa. em ensino de quimica, Departamento de Química do curso de Licenciatura em Química.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Martorano, S. A. de A., & do Carmo, M. P. (2014). Investigando as Ideias dos Alunos do Ensino Médio sobre a Matéria. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 34(2), 237–244. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2013v34n2p237

Edição

Seção

Artigos
Loading...