Avaliação do emprego da radiação ultravioleta na desinfecção de esgoto sanitário

Avaliação do emprego da radiação ultravioleta na desinfecção de esgoto sanitário

Autores

  • Jeanette Beber Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Carlos Magno de S Vidal Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Grasiele Soares Cavallini Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Larissa Quartaroli Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Lucas Ricardo C Marcon Escola de Engenharia de São Carlos - USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2012v33n2p117

Palavras-chave:

Tratamento de esgoto, desinfecção, radiação UV, E. coli, Coliformes Totais

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a potencialidade do uso da radiação ultravioleta (UV) como agente desinfetante de esgoto sanitário proveniente do tratamento biológico contendo concentrações de sólidos suspensos totais que variaram de 30 a 75 mg/L. Os ensaios de desinfecção foram realizados em um reator em escala de bancada de laboratório e a efetividade do processo foi avaliada empregando os microrganismos indicadores Coliformes Totais (CT) e Escherichia coli. Embora a baixa qualidade do efluente, no que se refere à presença de sólidos e turbidez, tenha limitado a eficiência do processo, os resultados da inativação de CT e E. coli variaram de valores menores que 1 log até 5 log de inativação com doses de radiação UV empregadas que variaram de 10,54 a 317,1 mWs.cm-2, permitindo concluir sobre a viabilidade do uso desta tecnologia para desinfecção de efluentes secundários.

Biografia do Autor

Jeanette Beber Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Engenheira Civil pela UFOP. Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo EESC/USP. Professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste (DENAM/UNICENTRO, PR).

Carlos Magno de S Vidal, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Biólogo pela UFScar. Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP. Professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste (DENAM/UNICENTRO, PR)

Grasiele Soares Cavallini, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Técnica do Laboratório de Saneamento Ambiental e Qualidade da Água do Departamento de Engenharia Ambiental da Unicentro.Graduada em Química e Mestre em Química Aplicada pela UEPG.

Larissa Quartaroli, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Engenheira Ambiental pela UNICENTRO.  Ex-aluna do Programa de Iniciação Científica da UNICENTRO (bolsista PAIC, Fundação Araucária,). Mestranda em Ciências Florestais pela UNICENTRO.

Lucas Ricardo C Marcon, Escola de Engenharia de São Carlos - USP

Engenheiro Ambiental pela UNICENTRO, PR. Ex- aluno do Programa de Iniciação Científica da UNICENTRO. Mestre e Doutorando em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Souza, J. B., Vidal, C. M. de S., Cavallini, G. S., Quartaroli, L., & Marcon, L. R. C. (2012). Avaliação do emprego da radiação ultravioleta na desinfecção de esgoto sanitário. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 33(2), 117–126. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2012v33n2p117

Edição

Seção

Artigos
Loading...