Utilização de imagens orbitais de alta resolução em superfícies com níveis distintos de impermeabilização do solo urbano: caso Irati-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2012v33n2p127Palavras-chave:
Sensoriamento remoto, imagens quickbird, vetorização sobre tela, impermeabilização do solo urbano.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar o uso e ocupação do solo urbano de uma área central de 0,23 km2 (15 quadras) do município de Irati, PR, voltado a diferentes níveis de impermeabilização, a partir de imagens orbitais do satélite Quickbird com resolução espacial de 0,60m, pelo método de interpretação e vetorização sobre tela seguido de classificação. A área ocupada pelas classes que representaram o nível mais impermeável foi de 33.218% enquanto que a área ocupada pelas classes que representaram o nível menos impermeável foi de 22.488% do total da área de estudo. Os resultados demonstram que a área de estudo encontra-se bastante impermeabilizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.