Modelo Fuzzy Takagi-Sugeno para controle do ângulo de articulação do joelho de pacientes paraplégicos

Modelo Fuzzy Takagi-Sugeno para controle do ângulo de articulação do joelho de pacientes paraplégicos

Autores

  • Dayanne Nayara Telles de Proença Diogo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (DEEL-UEL);
  • Luiz Henrique Ravagnani Bueno Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (DEEL-UEL);
  • Márcio Roberto Covacic
  • Ruberlei Gaino

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2012v33n2p215

Palavras-chave:

Estimulação elétrica funcional, Modelos Fuzzy Takagi-Sugeno, LMI, Sistema não linear, Controle da posição da perna do paraplégico,

Resumo

Neste trabalho foi elaborado o controle em malha fechada, por meio de estimulação elétrica funcional, para o movimento da perna de um paciente paraplégico. Isto é feito utilizando modelos fuzzy Takagi-Sugeno, os quais resolvem classes de sistemas não lineares. O problema é descrito por desigualdades matriciais lineares (LMI) atendendo a especificações, tais como estabilidade segundo o teorema de Lyapunov, taxa de decaimento e restrição no sinal de entrada. Este controle foi projetado para variar o ângulo de articulação do joelho na faixa de 0º a 45°, mediante a estimulação elétrica no músculo quadríceps. O sinal de realimentação é relacionado ao ângulo de articulação do joelho, estabilizando-o em 45º.

Biografia do Autor

Dayanne Nayara Telles de Proença Diogo, Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (DEEL-UEL);

Dayanne Nayara Telles de Proença Diogo nasceu em Apucarana, Brasil, em 1991. Ela iniciou o curso de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil, em 2009. Atualmente ela é estudante do 4º ano.

Luiz Henrique Ravagnani Bueno, Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (DEEL-UEL);

Luiz H. R. Bueno nasceu em Londrina, Brasil, em 1991. Ele iniciou o curso de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil, em 2009. Atualmente ele é estudante do 4º ano.

Márcio Roberto Covacic

Márcio R. Covacic nasceu em Tupaciguara, Brasil, em 1976. Ele graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual Paulista (FEIS-UNESP), Ilha Solteira, Brasil, em 1998, recebeu o título de Mestre em Engenharia Elétrica na FEIS-UNESP, em 2002, e o título de Doutor em Engenharia Elétrica na FEIS-UNESP, em 2006.

Desde 2006, ele atua como professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil. Suas áreas de atuação incluem teoria de controle e aplicações, projetos baseados em desigualdades matriciais lineares (LMIs), controle com estrutura variável e sistemas fuzzy.

Ruberlei Gaino

Ruberlei Gaino  nasceu em Jundiaí, Brasil, em 1970. Ele graduou-se em Engenharia Elétrica  na Universidade Estadual Paulista (FEIS-UNESP), Ilha Solteira, Brasil, em 1970, recebeu o título de Mestre em Engenharia Elétrica na FEIS-UNESP, em 2000, e o título de Doutor em Engenharia Elétrica na FEIS-UNESP, em 2009.

Desde 2000, atua como professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil. Suas áreas de atuação incluem teoria de controle e engenharia de reabilitação, modelos fuzzy Takagi-Sugeno e desigualdades matriciais lineares (LMIs), uso de FES (Functional Electrical Stimulation) para reabilitação de paraplégicos e controle de cadeira de rodas por sopro e sucção para tetraplégicos.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Diogo, D. N. T. de P., Bueno, L. H. R., Covacic, M. R., & Gaino, R. (2012). Modelo Fuzzy Takagi-Sugeno para controle do ângulo de articulação do joelho de pacientes paraplégicos. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 33(2), 215–228. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2012v33n2p215

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...