Produção e renda bruta da calêndula, alface e rabanete solteiros e consorciados com dois arranjos de plantas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p459Palavras-chave:
Calendula officinalis, Lactuca sativa, Raphanus sativus, Sistema de cultivo, Arranjo de plantas.Resumo
O consórcio de plantas se apresenta como um dos métodos mais adequados à prática da olericultura em moldes agroecológicos, com inúmeras vantagens no aspecto ambiental, produtivo e econômico. O objetivo deste trabalho foi avaliar as produtividades e as rendas brutas da calêndula, alface e rabanete cultivados solteiros e consorciados, sob dois arranjos de plantas. A calêndula ‘Bonina’, a alface ‘Verônica’ e o rabanete ‘Crimson Vip-R foram alocados no campo em experimento conjunto. A calêndula foi estudada como fatorial 2 (solteiro e consorciado) x 2 (duas e três fileiras de plantas no canteiro) +2 (consorciado com alface e consorciado com rabanete). A alface e o rabanete foram estudados como fatorial 2 (solteiros e consorciados com calêndula) x 2 (três e quatro fileiras de plantas no canteiro). Os dez tratamentos foram arranjados no delineamento experimental blocos casualizados, com quatro repetições. Os dados obtidos foram analisados por espécie. A calêndula cultivada com três fileiras produziu maiores número (4.250,75 mil ha-1) e massas fresca (7.578,00 kg ha-1) e seca (928,09 kg ha-1) de capítulos florais. A calêndula consorciada com alface produziu 5.786,25 e 631,03 kg ha-1 de massas frescas e secas de capítulos florais, independente do número de fileiras. A maior massa fresca das cabeças comerciais de alface (7.783,33 kg ha-1) foi no cultivo solteiro. A maior produção de rabanete (3.700,25 kg ha-1) foi no consórcio calêndula três fileiras e rabanete quatro fileiras. Considerando a razão de área equivalente e a renda bruta, os consórcios foram melhores que os cultivos solteiros. Para os produtores de calêndula e de alface recomenda-se o consórcio calêndula com duas fileiras e alface com três fileiras e para o produtor de rabanete, recomenda-se o consórcio calêndula com duas fileiras e rabanete com três fileiras, para que obtenham maior renda bruta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.