Produção e composição nutritiva de taro em função do propágulo, em solo hidromórfico do Pantanal Sul-Mato-Grossense

Autores

  • Néstor Antonio Heredia Zárate . Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria do Carmo Vieira . Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Priscila Aiko Hiane . Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n3p361

Palavras-chave:

Colocasia esculenta, Forma de propagação, Produtividade, Valor alimentar.

Resumo

O objetivo do trabalho foi determinar a produtividade e a composição nutritiva dos rizomas de taro, em condições de solo hidromórfico do pantanal sul-mato-grossense. Foram avaliados os taros Chinês e Macaquinho, propagados por rizomas das classes grande e pequena, como tipos inteiros e cortados no meio, arranjados em esquema fatorial 2x2x2, no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. A população final, altura das plantas e massa fresca das folhas e dos rizomas-mãe do taro Chinês foi significativamente superior à do Macaquinho. Quanto às classes de propágulos utilizados para a propagação, foi melhor o uso de rizomas grandes. O uso de rizomas inteiros foi significativamente melhor que dos rizomas cortados quanto à população final e produção de massa fresca dos rizomas mãe (RM) e semelhantes para altura das plantas e produções de massa fresca de folhas e dos rizomas-filho (RF). Em relação à composição nutritiva dos rizomas, os RM e os RF tiveram teores característicos do clone. Os RM e RF dos dois clones apresentaram maiores teores de resíduo mineral fixo, proteínas e carboidratos e menores teores de lipídeos e de fibras, assim como de valor calórico total-VCT, que os do milho. Os RM e RF dos dois clones tiveram menores teores de lipídeos, carboidratos e VCT em relação à farinha de trigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Néstor Antonio Heredia Zárate, . Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Ciências Agrárias, C. Postal 533, 79804-970 - Dourados-MS.

Maria do Carmo Vieira, . Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Titular e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Ciências Agrárias, C. Postal 533, 79804-970 - Dourados-MS.

Priscila Aiko Hiane, . Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFMS, CampoGrande-MS.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Zárate, N. A. H., Vieira, M. do C., & Hiane, P. A. (2006). Produção e composição nutritiva de taro em função do propágulo, em solo hidromórfico do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Semina: Ciências Agrárias, 27(3), 361–366. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n3p361

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>