Qualidade fisiológica de sementes de soja (Glycine max. L.) durante o beneficiamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1219Palavras-chave:
Produção de sementes, Classificação, Germinação, Vigor.Resumo
Na busca de sementes de alto padrão de qualidade, a fase de beneficiamento configura-se como importante etapa. Objetivou com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de cultivares de soja durante o processo de beneficiamento. Empregou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 5, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de quatro cultivares de soja (Vencedora, Emgopa-313, Luziânia – não transgênicas e Valiosa – transgênica) coletadas em cinco pontos de amostragem (1º – secador; 2º – elevadores de caneca número 1; 3º – elevadores de caneca número 2; 4º – elevadores de caneca número 3 e 5º – espiral). A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada pelos seguintes testes: germinação, primeira contagem, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e tetrazólio (viabilidade e vigor). As sementes de soja das cultivares Emgopa-313, Valiosa - RR e Luziânia apresentaram qualidade fisiológica superior à Vencedora, em todas as etapas do beneficiamento. Para as sementes da cultivar Vencedora, o grande número de elevadores de caneca no decorrer das etapas de secagem e no beneficiamento propiciou aumento na porcentagem de dano mecânico à semente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.