Recuperação da função neurológica em dois cães com deslocamento grave da coluna vertebral

Authors

  • Mônica Vicky Bahr Arias Universidade Estadual de Londrina
  • Daniela Scapini Mendes Centro Universitário Filadélfia
  • Nazilton de Paula Reis Filho Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p901

Keywords:

Sistema nervoso, Medula espinhal, Cães.

Abstract

Lesões traumáticas à coluna vertebral, medula espinhal e raízes nervosas da cauda equina ocorrem frequentemente na medicina veterinária e humana, levando a sequelas devastadoras, como perda parcial ou completa das funções motoras, sensoriais e viscerais, sendo a ocorrência destas seqüelas uma das principais causas de eutanásia em cães. O objetivo do presente trabalho é relatar a recuperação da função neurológica em dois cães com fratura vertebral e deslocamento do canal medular de mais de 100% tratados cirurgicamente. O primeiro caso ocorreu em um filhote de cão sem raça definida (SRD) encontrado na rua com síndrome toracolombar e presença de postura de Schiff-Scherrington, constatando-se fratura em epífise caudal do corpo vertebral de T13 com luxação grave entre as vértebras T13 e L1, porém o animal apresentava sensibilidade dolorosa profunda em membros pélvicos. O tratamento utilizado neste caso foi descompressão através de hemilaminectomia e estabilização da coluna com pinos nos corpos vertebrais e cimento ósseo, além de fisioterapia e acupuntura. O segundo caso ocorreu em cão SRD atropelado, que apresentou fratura e luxação entre L6, L7 e grande desvio entre os fragmentos, que porém apresentava nocicepção e reflexo perineal preservado. O tratamento realizado foi a estabilização da coluna através da técnica de fixação segmentar dorsal modificada. Ambos os pacientes apresentaram recuperação significativa da função neurológica, permanecendo com discreta paresia de membros posteriores. O deslocamento de 100% do canal vertebral à avaliação radiográfica não significa prognóstico ruim, havendo em alguns casos chance de recuperação das funções motoras, sensoriais e viscerais. No primeiro caso o fator determinante para o bom prognóstico foi a presença de percepção da dor profunda, e no segundo caso, o prognóstico foi determinado pela presença de sensibilidade e tônus no esfíncter anal durante o exame neurológico inicial.

Author Biographies

Mônica Vicky Bahr Arias, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Deptº de Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Daniela Scapini Mendes, Centro Universitário Filadélfia

Médica Veterinária, Hospital Veterinário, Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Londrina, PR, Brasil.

Nazilton de Paula Reis Filho, Universidade Estadual Paulista

Pós Graduando, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Downloads

Published

2015-04-22

How to Cite

Arias, M. V. B., Mendes, D. S., & Reis Filho, N. de P. (2015). Recuperação da função neurológica em dois cães com deslocamento grave da coluna vertebral. Semina: Ciências Agrárias, 36(2), 901–908. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p901

Issue

Section

Case Reports

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.