Precocidade na emissão da raiz primária para avaliação do vigor de sementes de milheto

Autores

  • Carla Gomes Machado Universidade Estadual de Goiás
  • Renata Pereira Marques Universidade Estadual Paulista
  • Cibele Chalita Martins Centro Estadual de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo Paula Souza. Faculdade de Tecnologia em Silvicultura
  • Simério Carlos Silva Cruz Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p499

Palavras-chave:

Primeira contagem, Qualidade fisiológica, Pennisetum glaucum L.

Resumo

Dentro de um programa de controle de qualidade, a avaliação do vigor de sementes é fundamental e necessária para o sucesso da produção. O objetivo deste estudo foi verificar a eficiência do teste de precocidade da emissão da raiz primária, em três tipos de substrato, na avaliação do vigor de sementes de milheto. Dez lotes de sementes da cultivar ADR 500 foram avaliados mediante a semeadura de quatro repetições de 100 sementes de cada lote em: entre papel, rolo de papel e sobre papel, mantidos sob temperatura alternada de 20-30°C. Após 15 horas as sementes que emitiram a raiz primária foram contadas e descartadas, procedendo-se a leitura a cada 2 horas até 25 horas e posteriormente às 48 horas. Para estabelecer a comparação entre os lotes, paralelamente, as sementes foram avaliadas quanto ao grau de umidade, massa de 1000 sementes, germinação e vigor (primeira contagem, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado e emergência de plântulas). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, e a comparação de médias realizada pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O teste de precocidade da emissão de raiz primária sobre papel é eficiente para a avaliação do vigor em sementes de milheto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Gomes Machado, Universidade Estadual de Goiás

Profª. Drª. da Universidade Estadual de Goiás, UEG, Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, 76190-000, Palmeiras de Goiás, GO.

Renata Pereira Marques, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Deptº de Produção Vegetal/Agricultura, FCA/UNESP; Caixa Postal 237, Fazenda Experimental Lageado, 18610-307, Botucatu, SP.

Cibele Chalita Martins, Centro Estadual de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo Paula Souza. Faculdade de Tecnologia em Silvicultura

Profª. Drª. do Centro Estadual de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo “Paula Souza”. Faculdade de Tecnologia em Silvicultura, FATEC, 18300-000, Capão Bonito, SP.

Simério Carlos Silva Cruz, Universidade Estadual de Goiás

Prof. Dr. da Universidade Estadual de Goiás, UEG, Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, 76190-000, Palmeiras de Goiás, GO.

Downloads

Publicado

2012-05-14

Como Citar

Machado, C. G., Marques, R. P., Martins, C. C., & Cruz, S. C. S. (2012). Precocidade na emissão da raiz primária para avaliação do vigor de sementes de milheto. Semina: Ciências Agrárias, 33(2), 499–506. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p499

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.