Características morfológicas e desempenho de crescimento de monossexo macho de tilápia da variedade GIFT e Saint Peter®

Autores/as

  • Nilton Garcia Marengoni Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciana Maria Curty Machado Piscicultura Sgarbi
  • Carlos Antonio Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Grazyella Massako Yoshida Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • Natali Miwa Kunita Universidade Estadual de Maringá
  • Ricardo Pereira Ribeiro Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3399

Palabras clave:

Oreochromis sp., Sistema misto, Tilápia do Nilo, Tilápia vermelha.

Resumen

Este estudo teve como objetivo comparar as características morfológicas e o desempenho de populações monossexo macho de tilápia da variedade Genetic Improved Farmed Tilapia (GIFT) e Saint Peter® cultivadas em um sistema misto. O experimento foi conduzido durante o período de junho a novembro de 2012, na Estação da Piscicultura Sgarbi, no Município de Palotina. Os juvenis da GIFT foram obtidos de reprodutores da Estação de Piscicultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM/Codapar) e os híbridos vermelhos foram oriundos de reprodutores da Estação da Piscicultura Sgarbi. Os valores genéticos médios da variedade GIFT para três grupos genéticos (I, II e III) foram obtidos por meio de uma avaliação genética pelo Best Linear Unbiased Prediction (BLUP), utilizando o controle de parentesco das tilápias. Informação de pedigree completo da GIFT desde a sua introdução no Brasil foi utilizado e os grupos genéticos foram classificados como I (grupo superior), II (grupo intermediário) e III (grupo inferior). Utilizou-se o sistema semi-intensivo, sendo adotada a densidade de 4,7 peixes m-2 de lâmina de água. Foram alojados 480 peixes da variedade GIFT e 1400 peixes do híbrido vermelho, totalizando 1880 animais, com peso médio inicial de 15 g. Os peixes foram identificados individualmente através de Passive Integrated Transponder (PIT) tags. A despesca foi realizada ao final do período de 160 dias. Os dados de peso final e ganho em peso diário, e das características morfológicas incluindo comprimento total, comprimento padrão, comprimento da cabeça, altura da cauda, altura do corpo, largura da cauda, largura do corpo, comprimento da cabeça/comprimento padrão, área e volume corporal foram avaliados. Aplicou-se a análise de variância (ANOVA) e o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os valores médios de peso final e ganho em peso diário entre os três grupos genéticos da GIFT não apresentaram diferenças significativas. Porém, todos os grupos genéticos da GIFT apresentaram valores médios do desempenho e das características morfológicas superiores ao híbrido Saint Peter®. Entre os grupos genéticos da variedade GIFT houve diferença significativa (p<0,001) apenas para a altura do corpo entre os grupos I e III. As características morfológicas e de desempenho foram superiores para a variedade GIFT, independente do grupo genético, quando comparada à Saint Peter®, com exceção da relação comprimento da cabeça/comprimento padrão. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Nilton Garcia Marengoni, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Associado, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil. 

Luciana Maria Curty Machado, Piscicultura Sgarbi

M.e em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Piscicultura Sgarbi, Palotina, PR, Brasil. 

Carlos Antonio Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Pesquisador do Grupo de Pesquisa PeixeGen, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil. 

Grazyella Massako Yoshida, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PeixeGen, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil. 

Natali Miwa Kunita, Universidade Estadual de Maringá

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PeixeGen, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil. 

Ricardo Pereira Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Pesquisador do Grupo de Pesquisa PeixeGen, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil. 

Descargas

Publicado

2015-10-21

Cómo citar

Marengoni, N. G., Machado, L. M. C., Oliveira, C. A. L. de, Yoshida, G. M., Kunita, N. M., & Ribeiro, R. P. (2015). Características morfológicas e desempenho de crescimento de monossexo macho de tilápia da variedade GIFT e Saint Peter®. Semina: Ciências Agrárias, 36(5), 3399–3410. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3399

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 > >>