Efeito do núcleo homeopático homeopatila 100® na eficiência produtiva em alevinos revertidos de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p985Palavras-chave:
Aqüicultura, Histologia, Homeopatia populacional, PisciculturaResumo
Foi pesquisado o efeito do Núcleo Homeopático Homeopatila 100® na integridade histológica branquial, na sobrevivência, peso, comprimento final, conversão alimentar aparente e índice hepatossomático em alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Foi utilizado um tratamento controle (T1) com 20mL de solução hidroalcólica (álcool 30° GL) a cada kg de ração e três tratamentos com 20mL/kg (T2), 40mL/kg (T3) e 60mL/kg (T4) do Núcleo Homeopático Homeopatila 100®, em alevinos machos revertidos, com peso e comprimento médio inicial de 1,05 ± 0,32g e 4,15 ± 0,42cm respectivamente. Foi distribuído um total de 832 alevinos em 16 caixas d´agua com capacidade individual de 2000 litros, contendo 1000 litros cada uma, onde permaneceram durante 61 dias. No final do experimento, não foi observada diferença estatística entre os diferentes tratamentos nas alterações histológicas examinadas nas brânquias: elevação epitelial, hiperplasia, telangectasia e fusão lamelar. Os alevinos que receberam 40mL/kg de ração de Homeopatila 100® (T3) apresentaram maior sobrevivência e índice hepatossomático menor do que os alevinos do grupo controle (T1).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.