Uso do teste do risco relativo para avaliar a influência da marca na aceitação de cerveja

Autores/as

  • Suzana Maria Della Lucia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valéria Paula Rodrigues Minim Universidade Federal de Viçosa
  • Carlos Henrique Osório Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Luis Antonio Minim Universidade Federal de Viçosa
  • Paula de Aguiar Cipriano University, College Station

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p267

Palabras clave:

Análise sensorial, Características não sensoriais, Embalagem, Risco relativo.

Resumen

A aceitação de um produto é muito complexa e envolve não apenas seus atributos sensoriais, mas também inúmeros outros fatores, os fatores ou características não sensoriais, muitas vezes veiculados na própria embalagem, e outras tantas relacionados aos conceitos do próprio consumidor. O teste de estimativa do risco relativo foi aplicado a fim de se estudar o efeito da marca, característica não sensorial, sobre a aceitação de cerveja pelo consumidor. Oito marcas comerciais de cerveja tipo Pilsen foram avaliadas por 101 consumidores em duas sessões de testes de aceitação: teste cego e teste de aceitação da amostra na presença da embalagem (teste com informação). Como uma visão geral proporcionada pela estimativa do risco relativo para as oito amostras estudadas, pode-se concluir que, para as cervejas, três marcas exerceram impacto positivo na aceitação sensorial do produto e quatro marcas influenciaram negativamente na avaliação do consumidor. Uma das marcas não exerceu influência sobre a avaliação dos consumidores. O teste do risco relativo demonstrou ser prático e útil, sendo facilmente calculado e reproduzido, e sua aplicação permitiu fácil interpretação dos resultados.

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Biografía del autor/a

Suzana Maria Della Lucia, Universidade Federal do Espírito Santo

Profª da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Agrárias, UFES, Alegre, ES.

Valéria Paula Rodrigues Minim, Universidade Federal de Viçosa

Profª da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Carlos Henrique Osório Silva, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Luis Antonio Minim, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Paula de Aguiar Cipriano, University, College Station

Discente de Doutorado em Ciência de Alimentos,Texas A&M University, College Station, Texas, EUA.

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Publicado

2014-02-27

Cómo citar

Lucia, S. M. D., Minim, V. P. R., Silva, C. H. O., Minim, L. A., & Cipriano, P. de A. (2014). Uso do teste do risco relativo para avaliar a influência da marca na aceitação de cerveja. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 267–276. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p267

Número

Sección

Artigos

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