Efeito do revestimento na aceitabilidade de mini-cenouras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p591Palavras-chave:
Revestimento comestível, Mini-cenoura, Processamento mínimo, Teste de aceitação, Mapa de preferência interno.Resumo
A aparência de um produto influencia a opinião do consumidor na sua decisão de compra e conseqüente consumo. Assim, a vida de prateleira e aceitabilidade de cenouras minimamente processadas é influenciada pela descoloração ou esbranquiçamento superficial que se desenvolve no produto. Este trabalho objetivou avaliar a aceitabilidade sensorial, em relação à cor, de mini-cenouras. Raízes de cenouras da variedade Indiana-F1 foram processadas na Indústria Mr. Rabbit Farm Ltda e divididas em dois lotes, onde um seguiu o fluxograma de processamento da indústria e ao outro foi acrescentada a etapa de revestimento em solução aquosa de 2% de polipeptídeos. Os dois lotes foram armazenados em expositores verticais, sob duas temperaturas, 5oC e 0oC, para posterior avaliação sensorial. Os testes de aceitação das 4 amostras de mini cenouras foram realizados com 1, 5, 9, 13, 17, 21 e 25 dias de armazenamento. Em cada tempo, de 100 a 125 consumidores avaliaram as mini-cenouras utilizando escala hedônica de 9 pontos. As avaliações foram realizadas em três supermercados existentes em Viçosa. Com um dia de armazenamento, a separação espacial das amostras sugeriu existir três grupos, um formado por amostras de mini-cenouras sem revestimento a 5º C e revestidas a 10º C e os outros dois por mini cenouras revestidas a 5º C e não revestidas a 10 ºC. A distribuição dos consumidores demonstrou que a aceitação foi bastante homogênea, indicando não haver definição de preferência dos consumidores por nenhuma amostra específica. Do quinto ao 25º dia, a separação espacial das amostras sugeriu existir dois grupos distintos em relação à aceitabilidade, um formado por minicenouras revestidas e outro por não revestidas, independente da temperatura de armazenamento, onde o grupo formado por amostras e mini-cenouras revestidas apresentou melhor aceitação por um número maior de consumidores. Os resultados indicaram a eficiência do revestimento na manutenção da cor característica da cenoura.
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