Efeito do revestimento na aceitabilidade de mini-cenouras

Autores

  • Joesse Maria de Assis Teixeira Kluge Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Valéria Paula Rodrigues Minim Universidade Federal de Viçosa
  • José Benício Paes Chaves Universidade Federal de Viçosa
  • Fábio Yamashita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p591

Palavras-chave:

Revestimento comestível, Mini-cenoura, Processamento mínimo, Teste de aceitação, Mapa de preferência interno.

Resumo

A aparência de um produto influencia a opinião do consumidor na sua decisão de compra e conseqüente consumo. Assim, a vida de prateleira e aceitabilidade de cenouras minimamente processadas é influenciada pela descoloração ou esbranquiçamento superficial que se desenvolve no produto. Este trabalho objetivou avaliar a aceitabilidade sensorial, em relação à cor, de mini-cenouras. Raízes de cenouras da variedade Indiana-F1 foram processadas na Indústria Mr. Rabbit Farm Ltda e divididas em dois lotes, onde um seguiu o fluxograma de processamento da indústria e ao outro foi acrescentada a etapa de revestimento em solução aquosa de 2% de polipeptídeos. Os dois lotes foram armazenados em expositores verticais, sob duas temperaturas, 5oC e 0oC, para posterior avaliação sensorial. Os testes de aceitação das 4 amostras de mini cenouras foram realizados com 1, 5, 9, 13, 17, 21 e 25 dias de armazenamento. Em cada tempo, de 100 a 125 consumidores avaliaram as mini-cenouras utilizando escala hedônica de 9 pontos. As avaliações foram realizadas em três supermercados existentes em Viçosa. Com um dia de armazenamento, a separação espacial das amostras sugeriu existir três grupos, um formado por amostras de mini-cenouras sem revestimento a 5º C e revestidas a 10º C e os outros dois por mini cenouras revestidas a 5º C e não revestidas a 10 ºC. A distribuição dos consumidores demonstrou que a aceitação foi bastante homogênea, indicando não haver definição de preferência dos consumidores por nenhuma amostra específica. Do quinto ao 25º dia, a separação espacial das amostras sugeriu existir dois grupos distintos em relação à aceitabilidade, um formado por minicenouras revestidas e outro por não revestidas, independente da temperatura de armazenamento, onde o grupo formado por amostras e mini-cenouras revestidas apresentou melhor aceitação por um número maior de consumidores. Os resultados indicaram a eficiência do revestimento na manutenção da cor característica da cenoura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joesse Maria de Assis Teixeira Kluge Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa, Bolsista Fapemig, , CEP 36570-000; Viçosa-MG.

Valéria Paula Rodrigues Minim, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Ciência dos Alimentos (UNICAMP), Professora, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa –MG.

José Benício Paes Chaves, Universidade Federal de Viçosa

Ph.D. Ciência de Alimentos (University of Maryland – EUA), Professor, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa –MG.

Fábio Yamashita, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Engenharia de Alimentos (UNICAMP), Professor, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-Pr, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Pereira, J. M. de A. T. K., Minim, V. P. R., Chaves, J. B. P., & Yamashita, F. (2008). Efeito do revestimento na aceitabilidade de mini-cenouras. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 591–596. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p591

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)