Contaminação do solo por ovos de Toxocara spp. em assentamento rural de Mirante do Paranapanema, São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1525Palavras-chave:
Contaminação ambiental, Toxocaríase, Larva migrans, Epidemiologia.Resumo
A toxocaríase é uma zoonose ocasionada pelos nematódeos Toxocara canis e T. cati, que infectam, respectivamente, cães e gatos. A infecção humana é ocasionada principalmente pela ingestão acidental de ovos larvados presentes no solo. A doença é de caráter cosmopolita, mas ocorre com maior freqüência em populações de fragilidade social. O objetivo deste estudo foi avaliar a contaminação de solo por ovos de Toxocara spp. em um assentamento rural no município de Mirante do Paranapanema, São Paulo. Amostras (n=31) de 100 gramas de solo foram colhidas de oito pontos diferentes de cada lote, ao redor da residência, sendo duas na face frontal, duas nas respectivas laterais e duas nos fundos, totalizando 248 amostras. Para recuperação de ovos de Toxocara spp., duas alíquotas de um grama de solo de cada face dos lotes, foram processadas pelo método de centrífugo-flutuação em solução de sulfato de zinco (d=1.20g/cm3). Observou-se que 38,7% dos lotes estavam contaminados. Não houve associação entre a presença de cães ou de gatos com a presença de ovos no solo (p=1,0; Odds Ratio= 0,611; IC 95%= 0,03457-10,802). Contudo, a contaminação ambiental associada com as condições precárias dos habitantes e de seus animais pode ser um importante fator de risco para a infecção humana por agentes de larva migrans ocular e/ou visceral em comunidades rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.