Alterações bioquímicas em cães citopênicos e não citopênicos com ehrlichiose
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p845Palavras-chave:
Canino, Ehrlichiose, Rickettsiose, Bioquímica.Resumo
Com o objetivo de estudar os parâmetros bioquímicos associados às funções renal e hepática em cães naturalmente infectados por Ehrlichia canis e associá-los à ehrlichiose, foram colhidas 57 amostras de sangue, com realização de dosagem de proteína plasmática total, albumina, globulina, relação albumina/ globulina (A/G), uréia, creatinina, alanino aminotransferase (ALT) e fosfatase alcalina (FA). Outros 35 cães em higidez foram utilizados como controle. Foram comparadas as médias dos animais infectados e controle, bem como a distribuição de freqüências, para associação dos resultados com a doença. Hipoproteinemia, hipoalbuminemia, redução da A/G, hiperglobulinemia e aumento de uréia estiveram associados à doença (p < 0,05). Foram comparados também os achados entre animais não pancitopênicos (NPan) e em pancitopenia (Pan), verificando-se que no primeiro grupo, houve aumento de ALT, e nos animais pancitopênicos, a creatinina foi o principal indicador de ehrlichiose. No caso do perfil protéico, não houve diferença que pudesse servir como marcador da fase da enfermidade nos animais infectados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.