Fase de vida livre e flutuação sazonal do Boophilus microplus em Botucatu, São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p11Palavras-chave:
Bovino, Boophilus microplus, Epidemiologia, Variação sazonal.Resumo
Em um intervalo de três anos, estudou-se as fases de vida livre e parasitária do Boophilus microplus, no município de Botucatu, São Paulo, Brasil. Mensalmente, fêmeas ingurgitadas foram distribuídas em pastagem de Brachiaria decumbens e mantidas no meio ambiente. Determinou-se correlação negativa dos períodos de pré-postura e postura com a temperatura do ar, umidade relativa e precipitação pluviométrica. A postura foi registrada durante todo o estudo, existindo, porém, alta redução na eclosão de ovos nos meses de maio a agosto. Os períodos mínimos e máximos médios de sobrevivência larval foram observados, respectivamente, nas progênies de teleóginas expostas em agosto e março. A dinâmica populacional do B. microplus foi estudada pela contagem, em intervalos de 14 dias, de fêmeas ingurgitadas maiores que 4,5 mm sobre o lado esquerdo de um grupo de nove bovinos mestiços de raças de origem européia e indiana, de ambos os sexos e com aproximadamente dois anos de idade. Os piques de cargas parasitárias ocorreram no inverno, ao passo que os menores índices foram verificados em setembro e outubro. Com base na análise de regressão linear simples, ocorreu uma forte semelhança entre o primeiro e o terceiro anos, havendo uma tendência de influência da temperatura e da precipitação pluviomátrica sobre a carga parasitária nos animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Vamilton Alvares Santarém, Izidoro Francisco Sartor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













