Quantificação da população de linfócitos B e das subpopulações de linfócitos T em bovinos infectados pelo vírus da leucose enzoótica bovina

Authors

  • Alice Maria Melville Paiva Della Libera Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Maiara Garcia Blagitz Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Paraná
  • Camila Freitas Batista Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Andreia Oliveira Latorre Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Claúdia Regina Stricagnolo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Fernando Nogueira de Souza Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1487

Keywords:

Leucose enzoótica bovina, Linfocitose persistente, Linfócitos B, Linfócitos T.

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a frequência e número absoluto de linfócitos B e das subpopulações de linfócitos T em bovinos infectados pelo vírus da leucemia bovina (BLV) com distintos perfis leucocitários conhecidos como não leucêmicos (AL) e com linfocitose persistente (LP). Deste modo, 15 animais foram selecionados e divididos uniformemente em três grupos (negativo, AL e LP). A infecção pelo vírus da BLV foi detectada por imunodifusão em ágar gel e por ensaio imunoenzimático. A quantificação das populações de linfócitos B e T foi determinada por citometria de fluxo utilizando anticorpos monoclonais. Os resultados do presente estudo apontaram para aumento da população de linfócitos B, e também das células CD5+ e CD11b+, que geralmente são alvo da infecção pelo vírus da BLV, nos animais com LP. Consequentemente pode-se observar redução da porcentagem de linfócitos T, T CD4+ no sangue periférico, e de linfócitos T, T CD4+ e T CD8+ nas células mononucleares do sangue periférico isoladas por gradiente de centrifugação. No entanto, nenhuma alteração no número absoluto de linfócitos T, T CD4+ e T CD8+ no sangue periférico foi encontrada nos animais manifestando LP. Entretanto, encontrou-se correlação alta e significativa entre o número absoluto de linfócitos T e T CD8+ e o número absoluto de linfócitos B no sangue periférico nos animais manifestando LP, não encontrando a mesma correlação com os linfócitos T CD4+. Além disso, não foram observadas correlações significativas entre o número absoluto de linfócitos T, T CD4+ e T CD8+ e o número absoluto de linfócitos B no sangue periférico nos animais AL e negativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alice Maria Melville Paiva Della Libera, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Médica Veterinária, Profª Drª, Deptº de Clínica Médica, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP.

Maiara Garcia Blagitz, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Paraná

Médica Veterinária, Profª Drª, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Campus Palotina. Palotina, PR.

Camila Freitas Batista, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Médica Veterinária, Doutoranda em Ciências, Deptº de Clínica Médica, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, USP, São Paulo, SP.

Andreia Oliveira Latorre, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Médica Veterinária, Pós-Doutoranda, Deptº de Patologia Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, USP, São Paulo, SP.

Claúdia Regina Stricagnolo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Biomédica, Deptº de Clínica Médica, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, USP, São Paulo, SP.

Fernando Nogueira de Souza, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Médico Veterinário, Mestre em Ciências, Deptº de Clínica Médica, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, USP, São Paulo, SP.

Published

2012-08-28

How to Cite

Della Libera, A. M. M. P., Blagitz, M. G., Batista, C. F., Latorre, A. O., Stricagnolo, C. R., & Souza, F. N. de. (2012). Quantificação da população de linfócitos B e das subpopulações de linfócitos T em bovinos infectados pelo vírus da leucose enzoótica bovina. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1487–1494. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1487

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.