Digestibidade e desempenho produtivo em cabritos mestiços ½ Boer x ½ Saanen alimentados com dietas contendo gordura protegida

Authors

  • Sérgio Mangano de Almeida Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Claudete Regina Alcalde Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Paula Silva Possamai Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Susan de Labio Molina Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Hygino Universidade Estadual de Maringá
  • Leiliane Cristine de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Ludmila Couto Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Isabella Ribeiro Ferrari Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3315

Keywords:

Digestão, Caprinos, Energia metabolizável, Ganho de peso, Indicador interno, Lactoplus®.

Abstract

 

Objetivou-se com este trabalho, avaliar a ingestão, os parâmetros de desempenho produtivo, a digestibilidade da matéria seca e dos nutrientes de dietas com concentrações crescentes de energia metabolizável contendo gordura protegida, e a análise econômica das dietas para cabritos mestiços ½ Boer x ½ Saanen terminados em confinamento. Foram utilizados 28 cabritos, machos não castrados com peso inicial de 19,02 ± 2,20 kg e idade de 88 ± 5,77 dias, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado Com quatro dietas: controle com 2,5 Mcal de EM/kg MS e os demais com 2,6; 2,7 e 2,8 Mcal de EM/kg de MS, onde se utilizou a gordura protegida (Lactoplus®) como suplemento energético. Os animais foram mantidos no experimento até atingirem peso aproximado de 32 kg. Para as estimativas de digestibilidade foi utilizado o FDAi como indicador interno. Houve efeito das dietas sobre as ingestões de matéria seca, matéria orgânica, extrato etéreo e carboidratos não fibrosos. Foi observado efeito quadrático das dietas sobre os parâmetros de ganho de peso diário e conversão alimentar. Não houve efeito das dietas sobre as digestibilidades da matéria seca, matéria orgânica, fibra em detergente neutro e da energia bruta. A digestibilidade dos carboidratos não fibrosos e dos carboidratos totais apresentou decréscimo linear e da proteína bruta apresentou aumento linear. Observou-se comportamento quadrático da digestibilidade do extrato etéreo, resultante da inclusão de gordura protegida nas dietas. O nível sérico de colesterol aumentou linearmente de acordo com as dietas. A avaliação econômica se mostrou favorável, com maior valor de renda líquida para a dieta com 2,5 Mcal de EM/kg de MS. A elevação da densidade energética da dieta de cabritos mestiços ½ Boer x ½ Saanen, por meio da inclusão de gordura protegida afeta negativamente a ingestão de matéria seca, e a digestibilidade dos carboidratos não fibrosos e dos carboidratos totais, sem proporcionar melhoria do desempenho produtivo dos animais.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Sérgio Mangano de Almeida Santos, Universidade Estadual de Maringá

Discente do Curso de Mestrado em Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Claudete Regina Alcalde, Universidade Estadual de Maringá

Profª Drª, Pesquisadora, Deptº de Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Ana Paula Silva Possamai, Universidade Estadual de Maringá

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – UEM, Maringá-PR.

Bruna Susan de Labio Molina, Universidade Estadual de Maringá

Discente do Curso de Mestrado em Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Bruna Hygino, Universidade Estadual de Maringá

Discente do Curso de Mestrado em Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Leiliane Cristine de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Discentes do Curso de Doutorado em Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Ludmila Couto Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Discente do Curso de Doutorado em Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Isabella Ribeiro Ferrari, Universidade Estadual de Maringá

Discente do curso de Graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Published

2015-10-21

How to Cite

Santos, S. M. de A., Alcalde, C. R., Possamai, A. P. S., Molina, B. S. de L., Hygino, B., Souza, L. C. de, Gomes, L. C., & Ferrari, I. R. (2015). Digestibidade e desempenho produtivo em cabritos mestiços ½ Boer x ½ Saanen alimentados com dietas contendo gordura protegida. Semina: Ciências Agrárias, 36(5), 3315–3328. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3315

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2