Diagnóstico do conhecimento de informações básicas para o uso de agrotóxicos por produtores de hortaliças da Região de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p547Palavras-chave:
Intoxicação, Segurança ocupacionalResumo
O rótulo e a bula dos agrotóxicos contêm informações sobre a utilização correta e segura destes compostos. O entendimento dos mesmos é importante para a prevenção e redução no número de intoxicações ocupacionais. Este trabalho teve por objetivo diagnosticar o conhecimento de informações básicas para o uso de agrotóxicos por produtores rurais de hortaliças da região de Londrina, dando ênfase ao entendimento dos rótulos e bulas pelos mesmos. Para isso, utilizou-se como instrumento de pesquisa, questionário aplicado a produtores rurais cadastrados na Central de Abastecimento do Paraná (CEASA) da cidade de Londrina. Foram abordadas questões relacionadas a intoxicações, uso de equipamentos de proteção individual e entendimento dos rótulos e bulas. As maiores dificuldades foram a compreensão do conteúdo (linguagem técnica) e o tamanho reduzido das letras. Os pictogramas, as faixas de cores e termos importantes para a segurança na utilização de agrotóxicos não foram compreendidos pela maioria dos agricultores. Os inseticidas foram os produtos mais utilizados e responsáveis pelo maior número de intoxicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.