Germinação in vitro de Passiflora gibertii N. E. Brown com escarificação mecânica e ácido giberélico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1027Palavras-chave:
GA3, Cultura de tecidos, Sementes frescas e secas, Maracujazeiro nativo.Resumo
No presente trabalho, objetivou-se analisar alguns aspectos da germinação in vitro de sementes de maracujazeiro Passiflora gibertii N. E. Brown, quanto ao tipo de escarificação, o efeito do uso do regulador de crescimento GA3 e utilização de sementes frescas ou secas. Para tanto, sementes de frutos maduros foram lavadas em água corrente e, posteriormente, colocadas para secar por quatro dias (sementes secas). Após esse período, novas sementes foram isoladas dos frutos e lavadas em água corrente para serem utilizadas imediatamente (sementes frescas). Foram avaliados diferentes tipos de escarificação (retirada da extremidade da semente com o auxílio de pinça e bisturi, retirada da extremidade da semente com lixa, manualmente, e o tratamento controle – ausência de escarificação). Após escarificação, as sementes foram inoculadas em meio de cultura MS, contendo metade da concentração dos sais, suplementado com diferentes concentrações de GA3 (0; 28,87; 57,74; 86,61 e 115,47 ?M) e mantidas em sala de crescimento sob condições controladas. O delineamento estastístico utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial triplo 3x2x5 (procedimento de escarificação, semente fresca ou seca e concentração de GA3), com quatro repetições por tratamento, cada uma composta por cinco tubos de ensaio, cada tubo contendo uma semente. A avaliação foi realizada em intervalos de dois dias durante 45 dias, sendo observados a porcentagem de sementes germinadas e o índice de velocidade de germinação (IVG). Maiores médias para as variáveis analisadas foram obtidas com a utilização de escarificação das sementes utilizando-se pinça e bisturi. Maiores médias para percentagem de germinação foram observadas para sementes secas quando se utiliza escarificação da extremidade da semente. A adição do regulador de crescimento GA3 ao meio de cultura não obteve efeito sobre as variáveis analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.