Detecção molecular de Rickettsia spp. em carrapatos coletados de cães provenientes do Departamento de Piura-Peru
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p605Palavras-chave:
Acari, Ixodidae, Análise molecular, Rickettsiosis, América do Sul.Resumo
O objetivo do presente estudo foi determinar a frequência de carrapatos coletados de caninos domésticos positivos para bactérias do gênero Rickettsia por meio da Reação em cadeia da polimerase (PCR) no Departamento de Piura, Peru. Desta forma, carrapatos foram coletados de caninos de zonas urbanas da região Metropolitana de Piura, Peru. Apenas três espécies de carrapatos foram identificadas, sendo 977 R. sanguineus (180 ninfas, 417 fêmeas e 380 machos), 6 fêmeas da espécie Amblyomma triste e um macho Amblyomma tigrinum. Após classificados morfologicamente por estádio, espécie e sexo, o DNA total dos espécimes foi testado pela PCR utilizando iniciadores que amplificam fragmentos dos genes gltA, ompA, ompB e htrA. A amostra positiva foi sequenciada, comparada com o banco de dados depositados no GenBank e analisada filogeneticamente. Verificou-se, mediante PCR, uma taxa de infecção de 0,2% (1/484) “pools” de carrapatos positivos para Rickettsia spp. O espécime positivo foi um carrapato Rhipicephalus sanguineus. A análise no GenBank da sequência positiva apresentou uma similaridade de 100% com a espécie R. felis. Essa amostra não amplificou produtos para os genes htrA, ompA e ompB. Este é o primeiro relato de R. felis em R. sanguineus no Peru.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.