Composição química do óleo essencial de folhas de Psidium guajava e sua toxicidade contra Sclerotinia sclerotiorum
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p865Palavras-chave:
Atividade antifúngica, Fungos fitopatogênicos, Metabólitos secundários, Psidium guajava, Sesquiterpenos.Resumo
O fungo Sclerotinia sclerotiorum é considerado um dos fitopatógenos mais importantes no mundo, pois afeta a produção de diversas culturas de importância econômica, e possui difícil controle, aumentando, assim, a necessidade de crescentes aplicações de defensivos agrícolas. Dessa forma, a busca de novas substâncias, principalmente aquelas extraídas de plantas, tem recebido especial atenção como forma de controle desse fitopatógeno. Com este trabalho, objetivou-se avaliar o rendimento, a composição química e a toxicidade frente a S. sclerotiorum do óleo essencial extraído de folhas in natura de goiabeira coletadas na época das chuvas e da seca. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e seis repetições. O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação das folhas e analisado por CG-DIC e CG-EM. Os compostos majoritários identificados no óleo essencial foram o trans-cariofileno e alfa-humuleno. O óleo essencial possibilitou taxa de inibição micelial de S. sclerotiorum acima de 90% com o tratamento de 300 uL, confirmando o potencial antifúngico do óleo essencial de folhas de goiabeira em ambas as épocas de coleta avaliadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.