Composição química do óleo essencial de folhas de Psidium guajava e sua toxicidade contra Sclerotinia sclerotiorum
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p865Palavras-chave:
Atividade antifúngica, Fungos fitopatogênicos, Metabólitos secundários, Psidium guajava, Sesquiterpenos.Resumo
O fungo Sclerotinia sclerotiorum é considerado um dos fitopatógenos mais importantes no mundo, pois afeta a produção de diversas culturas de importância econômica, e possui difícil controle, aumentando, assim, a necessidade de crescentes aplicações de defensivos agrícolas. Dessa forma, a busca de novas substâncias, principalmente aquelas extraídas de plantas, tem recebido especial atenção como forma de controle desse fitopatógeno. Com este trabalho, objetivou-se avaliar o rendimento, a composição química e a toxicidade frente a S. sclerotiorum do óleo essencial extraído de folhas in natura de goiabeira coletadas na época das chuvas e da seca. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e seis repetições. O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação das folhas e analisado por CG-DIC e CG-EM. Os compostos majoritários identificados no óleo essencial foram o trans-cariofileno e alfa-humuleno. O óleo essencial possibilitou taxa de inibição micelial de S. sclerotiorum acima de 90% com o tratamento de 300 uL, confirmando o potencial antifúngico do óleo essencial de folhas de goiabeira em ambas as épocas de coleta avaliadas.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.