Efeito da secagem natural e artificial da biomassa foliar de psidium guajava sobre o teor e a composição química do óleo essencial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3059Palavras-chave:
Hidrodestilação, Goiabeira, Myrtaceae, Plantas medicinais.Resumo
Psidium guajava L. é uma planta nativa da América Central e do Sul, que está amplamente distribuída e bem adaptada no território brasileiro, produtora de óleo essencial rico em terpenos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da secagem natural e artificial sobre o teor e a composição química do óleo essencial das folhas de goiabeira (Psidium guajava L.), cultivada em Rio Verde (GO). Os tratamentos avaliados foram: folhas frescas; secagem natural à sombra e secagem em estufa a 40ºC. A composição química qualitativa e quantitativa foi analisada por cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massa (CG/MS) e cromatógrafo gasoso com ionizador de chama (CG-FID), respectivamente. O tipo de secagem alterou o teor e a constituição química do óleo essencial das folhas de goiabeira. A secagem a sombra reduziu o teor e a quantidade de constituintes do óleo essencial, enquanto a secagem em estufa a 40ºC apesar de ter reduzido a quantidade de constituintes, apresentou o maior teor de óleo essencial e aumentou a concentração de alguns constituintes majoritários em relação à secagem natural a sombra. Os componentes majoritários encontrados tanto no óleo essencial das folhas in natura quanto no óleo essencial obtido das folhas submetidas aos processos de secagem foram trans-cariofileno, ?-humuleno, aromadendreno, ?-selineno e o selin-11-en-4?-ol, e segundo relatos na literatura estes compostos possuem atividades fungicidas, inseticidas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, entre outras.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.