Diagnóstico e caracterização das marcenarias na cidade de Viçosa, MG

Autores

  • Ricardo Ribeiro Alves Universidade Federal de Viçosa
  • Carla Priscilla Távora Cabral Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Odete Alves de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Graziela Baptista Vidaurre Universidade Federal de Viçosa
  • Andréia Colli Universidade Federal de Viçosa
  • José de Castro Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p789

Palavras-chave:

Mercado moveleiro, Móveis sob encomenda, Madeira maciça.

Resumo

O setor florestal não é constituído apenas por grandes empresas, como as de celulose e papel ou de painéis reconstituídos, mas também por pequenas empresas, muitas das vezes estritamente familiares, como as marcenarias. O presente trabalho teve por objetivo a identificação, diagnóstico e caracterização das marcenarias de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Delimitaram-se, como objeto de estudo, as empresas de marcenaria da cidade, principalmente, pertencentes ao antigo Núcleo de Marceneiros. Elaborou-se um questionário para buscar informações sobre a madeira utilizada, gerenciamento interno e qualificação dos funcionários, maquinário, produtos, mercado, divulgação dos produtos e perspectivas do setor. Verificou-se que tanto os empresários quanto os funcionários possuem baixo grau de instrução, além de falta de design próprio dos produtos. Sua produção era apenas sob encomenda, com utilização intensa, no processo produtivo, de madeira maciça, notadamente oriunda de florestas nativas. Seus produtos eram heterogêneos, indo desde o mobiliário até utilidades do meio rural. A concorrência, principalmente a informal, representava o maior empecilho para o desenvolvimento do setor, além dos produtos seriados comercializados em estabelecimentos comerciais, oriundos de outras localidades, a preços mais reduzidos. Concluiu-se que o setor de marcenaria, em Viçosa, necessita de uma maior qualificação, tanto gerencial quanto técnica, para aperfeiçoamento da atividade. Além disso, torna-se necessário uma maior organização através de associações e apoio de entidades como o Sebrae local, e de uma maior divulgação dos produtos aos consumidores da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ribeiro Alves, Universidade Federal de Viçosa

Administrador, Doutorando em Ciência Florestal – Departamento de Engenharia Florestal – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Carla Priscilla Távora Cabral, Universidade Federal de Viçosa

Engenheira Florestal, Doutoranda em Ciência Florestal – Departamento de Engenharia Florestal – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Maria Odete Alves de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Arquiteta e Urbanista, M.S. Ciência Florestal – Departamento de Engenharia Florestal – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Graziela Baptista Vidaurre, Universidade Federal de Viçosa

Engenheira Florestal, Doutoranda em Ciência Florestal – Departamento de Engenharia Florestal – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Andréia Colli, Universidade Federal de Viçosa

Engenheira Florestal, M.S. Ciência Florestal – Departamento de Engenharia Florestal – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

José de Castro Silva, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Florestal, D.S. Engenharia Florestal. Professor adjunto do Departamento de Engenharia Florestal – Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Alves, R. R., Cabral, C. P. T., Souza, M. O. A. de, Vidaurre, G. B., Colli, A., & Silva, J. de C. (2008). Diagnóstico e caracterização das marcenarias na cidade de Viçosa, MG. Semina: Ciências Agrárias, 29(4), 789–798. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p789

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.