Certificação florestal na visão gerencial e estratégica da indústria moveleira nacional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n3p367Palavras-chave:
Mercado moveleiro, Cadeia de custódia, Exportação.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a contribuição da certificação florestal na visão gerencial e estratégica das empresas moveleiras nacionais certificadas. Para realizar o estudo aplicou-se um questionário nas empresas certificadas da indústria moveleira. Verificou-se que a certificação representa um fator de importância no processo de exportação destas empresas. Ela proporciona, também, uma melhoria de sua imagem perante o mercado consumidor e está inserida em seu planejamento estratégico. Conclui-se que a certificação florestal está crescendo na indústria moveleira nacional e representando um fator de competitividade para exportação. A melhoria de imagem proporcionada representa a maior vantagem obtida por estas empresas. Pode-se concluir, também, que a principal razão de se buscar a certificação florestal, na indústria moveleira, é a demanda do mercado, que atualmente tem sido principalmente do mercado externo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.