Características da carcaça de fêmeas Nelore e cruzadas contemporâneas produzidas exclusivamente em pastagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4213Palavras-chave:
Abate, Bovinos, Braquiária, Cortes comerciais, Grupos genéticos.Resumo
Objetivou-se comparar as características da carcaça de fêmeas bovinas contemporâneas de diferentes grupos genéticos, criadas e terminadas exclusivamente em pastagem (Brachiaria decumbens e Brachiaria brizantha cv. Marandu). Foram utilizadas 16 da raça Nelore e 16 Nelore x Santa Gertrudis, com idade média de 32 ± 1,5 meses. As fêmeas foram pesadas mensalmente sem jejum e quando o peso corporal médio das Nelore atingiu 450 kg, todas foram submetidas a jejum de sólidos e água por 16 horas e pesadas. Os animais foram abatidos no mesmo dia quando as fêmeas Nelore atingiram o peso aproximado de 450 kg. As fêmeas cruzadas apresentaram maiores (P<0,05) peso de abate, de carcaça quente e resfriada e comprimento da carcaça, já as Nelore apresentaram o melhor rendimento de carcaça (P<0,05). Os pesos de todos os cortes primários, o rendimento da ponta de agulha e os pesos dos rins, fígado, gordura perirenal-pélvica-inguinal foram maiores (P<0,05) para as fêmeas cruzadas. Quando se produz animais exclusivamente em pastagem, o uso de fêmeas Nelore x Santa Gertrudis é a melhor opção para a obtenção de carcaças mais pesadas. Por outro lado, o melhor rendimento de cortes comercias é obtido com a exploração de fêmeas Nelore, criadas nas mesmas condições.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.