Melhoria do crescimento e produtividade do algodão (Gossypium hirsutum L.) através de aplicações foliares do ácido naftaleno-acético
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p561Palavras-chave:
Pulverização foliar, Regulador de crescimento, NAA, Gossypium hirsutum L, Crescimento e rendimento.Resumo
Reguladores de crescimento de plantas como ácido naftaleno acético (NAA) afetam positivamente o crescimento e o rendimento das plantas cultivadas. Um experimento foi conduzido para verificar a aplicação foliar de NAA nos componentes de crescimento e rendimento da variedade de algodão Bt.121 sob condições de campo em área de pesquisa do Instituto Cholistan de Estudos do Deserto (CIDS), Islamia University of Bahawalpur, Paquistão. O experimento foi composto de aplicação foliar de NAA (1%) viz. T0 (controle), T1 (uma pulverização de NAA), T2 (duas pulverizações de NAA), T3 (três pulverizações de NAA), T4 (quatro pulverizações de NAA). A primeira pulverização foliar foi aplicada aos 45 dias após a semeadura (DAS) e posteriormente a cada 15 dias de intervalo com pulverizador manual. O experimento foi desenvolvido em delineamento em blocos ao acaso e com três repetições. Os dados registrados sobre o crescimento, os teores de clorofila, os rendimentos e os componentes do rendimento mostraram aumento significativo com a aplicação de NAA. Além disso, o índice de precocidade, a maturidade média e a taxa de produção também foram influenciados pela aplicação foliar de NAA. Com base nos parâmetros de crescimento e rendimento, pode-se concluir que quatro pulverizações de NAA (1%) podem ser aplicadas comercialmente em condições de campo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.