Sombreamento de plantas matrizes e uso de auxina na estaquia de pitaia vermelha
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2977Palavras-chave:
Cladódios, Enraizamento, Frutíferas exóticas, Hylocereus spp, Regulador de crescimento.Resumo
Embora tenha ocorrido grande expansão no cultivo de pitaia vermelha tanto no Brasil como em outros países do mundo, a cultura necessita de informações científicas que subsidiem a definição de sistemas de produção de mudas mais adequados às condições edafoclimáticas brasileiras. Diante disso, objetivou-se avaliar o efeito de auxina exógena e sombreamento das plantas matrizes sobre a qualidade de mudas de pitaia vermelha. Foram testados o uso de enraizador comercial (presença e ausência) e cinco níveis de sombreamento nas plantas matrizes (pleno sol, 35, 50, 65 e 80% de sombreamento), os quais foram arranjados em fatorial 2x5, com quatro blocos casualizados e duas plantas por parcela. Aos 90 dias, avaliaram-se as seguintes características vegetativas: comprimento da maior raiz (CR), massa seca das raízes (MSR), largura radicular (LR), massa fresca (MFPA) e seca da parte aérea (MSPA), massa seca total (MST), número de emissões laterais (NEL), somatório do comprimento de emissões laterais (SCEL) e razão parte aérea-raiz (RPAR). Para a produção de mudas de boa qualidade recomenda-se a coleta de estacas em plantas matrizes cultivadas a pleno sol ou 80% de sombra, sem a necessidade de enraizador comercial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.