Sombreamento de plantas matrizes e uso de auxina na estaquia de pitaia vermelha

Autores

  • Edmilson Igor Bernardo Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Ronialison Fernandes Queiroz Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Cajazeira Universidade Federal do Ceará
  • Iana Maria de Souza Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Márcio Cleber de Medeiros Corrêa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2977

Palavras-chave:

Cladódios, Enraizamento, Frutíferas exóticas, Hylocereus spp, Regulador de crescimento.

Resumo

Embora tenha ocorrido grande expansão no cultivo de pitaia vermelha tanto no Brasil como em outros países do mundo, a cultura necessita de informações científicas que subsidiem a definição de sistemas de produção de mudas mais adequados às condições edafoclimáticas brasileiras. Diante disso, objetivou-se avaliar o efeito de auxina exógena e sombreamento das plantas matrizes sobre a qualidade de mudas de pitaia vermelha. Foram testados o uso de enraizador comercial (presença e ausência) e cinco níveis de sombreamento nas plantas matrizes (pleno sol, 35, 50, 65 e 80% de sombreamento), os quais foram arranjados em fatorial 2x5, com quatro blocos casualizados e duas plantas por parcela. Aos 90 dias, avaliaram-se as seguintes características vegetativas: comprimento da maior raiz (CR), massa seca das raízes (MSR), largura radicular (LR), massa fresca (MFPA) e seca da parte aérea (MSPA), massa seca total (MST), número de emissões laterais (NEL), somatório do comprimento de emissões laterais (SCEL) e razão parte aérea-raiz (RPAR). Para a produção de mudas de boa qualidade recomenda-se a coleta de estacas em plantas matrizes cultivadas a pleno sol ou 80% de sombra, sem a necessidade de enraizador comercial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edmilson Igor Bernardo Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Prof. Adjunto, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Campus Chapadinha, Chapadinha, MA, Brasil.

Ronialison Fernandes Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

João Paulo Cajazeira, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Agrárias, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Iana Maria de Souza Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Engª Agrª, Centro de Ciências Agrárias, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Márcio Cleber de Medeiros Corrêa, Universidade Federal do Ceará

Prof. Associado, Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Agrárias, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Almeida, E. I. B., Queiroz, R. F., Cajazeira, J. P., Oliveira, I. M. de S., & Corrêa, M. C. de M. (2016). Sombreamento de plantas matrizes e uso de auxina na estaquia de pitaia vermelha. Semina: Ciências Agrárias, 37(5), 2977–2988. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2977

Edição

Seção

Artigos