Isolamento de Streptococcus spp de tilápias do nilo (Oreochromis niloticus) e qualidade da água de tanques rede na Região Norte do Estado do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p35Palavras-chave:
Peixe, Streptococcus spp, Tanque-rede, Sinais clínicos, Qualidade da água.Resumo
Foram estudados doze tanques-rede de quatro propriedades de criação intensiva de tilápia do Nilo (Oreochomis niloticus) da região Norte do Paraná, Brasil. No período de 13 meses foram analisados 71 peixes provenientes de tanques apresentando morbidade e mortalidade de tilápias. Paralelamente, para avaliar a qualidade da água destes tanques, foi medida a temperatura, oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade, nitrito e amônia. Dos 71 peixes, foram coletadas 220 materiais biológicos. Em 17 (23.94%) peixes foram isolados Streptococcus spp e dos 53 materiais biológicos provenientes destes peixes, 24 (45.28%) apresentaram Streptococcus spp. Os principais sinais clínicos e lesões macroscópicas nos peixes com isolamento de Streptococcus spp foram hepatomegalia e esplenomegalia, lesão de pele e base das nadadeiras e exoftalmia com opacidade de córnea. O maior número de infecções estreptocócicas ocorreu nos meses com temperaturas mais elevadas, principalmente no período de transição inverno para primavera. Os valores de oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade, nitrito e amônia da água estiveram dentro da normalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.