Impactos dos métodos de colheita da cana-de-açúcar sobre a macrofauna do solo em área de produção no Espírito Santo - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3425Palavras-chave:
Saccharum, TSBF, Cana crua, Cana queimada, Bioindicador.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dos métodos de colheita sobre a macrofauna edáfica, um conhecido indicador da qualidade do solo que detecta as alterações ocorridas no sistema e indica alternativas de manejo. O delineamento experimental adotado foi blocos casualizados com seis repetições, sendo cada bloco composto por quatro parcelas que correspondiam aos tratamentos cana cru (CC), cana queimada (CQ), cana crua-queimada (CC-Q) e cana queimada-crua (CQ-C). As coletas foram realizadas nos meses de fevereiro e julho de 2010. Os animais foram classificados em grandes grupos taxonômicos e contabilizados. Avaliaram-se os índices ecológicos (Shannon, Pielou e riqueza) e a densidade média total de indivíduos e grupos. Os dados foram analisados por ferramentas de estatística não paramétrica através do teste de Friedman ou do Sinal a 5%. Para verificar relações entre fauna edáfica e variáveis ambientais utilizou-se um método de ordenação multivariada condicionada, a análise de redundância (RDA). O índice riqueza foi mais eficiente que a densidade média total na avaliação da influência dos sistemas de colheita da cana, estando seus maiores valores relacionados às áreas colhidas sem queima. Ainda, a ocorrência de grupos chave - também nas áreas colhidas sem queima - configura o estabelecimento de uma teia trófica. Houve dominância do grupo social Formicidae em todos os tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Eloísa dos Santos Benazzi, Miriam de Oliveira Bianchi, Maria Elizabeth Fernades Correia, Eduardo Lima, Everaldo Zonta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













