Viabilidade econômica de quatro intensidades de pastejo do capim Tanzânia na pecuária de corte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3295Palavras-chave:
Agronegócio, Lucro, Rentabilidade, TIR, VPL.Resumo
Foram avaliados os efeitos econômicos de quatro alturas de pastejo (20; 40; 60 e 80 cm) do capim Tanzânia para bovinos de corte. A área total foi de 12 hectares divididos em piquetes de um hectare, com três repetições. Foram utilizados três bovinos, machos, Nelore por piquete, mais animais adicionais conforme necessidade de ajuste para as alturas pretendidas. A redução da altura do pasto permitiu maior taxa de lotação, onde, mesmo com redução no desempenho individual, houve maior produção por área. A taxa de juros atribuída sobre o capital do imóvel representou a maior parcela no custo final de produção. A participação das variáveis fixas apresentou comportamento linear positivo em função do aumento na altura dos pastos, se mostrando sensível à redução da escala de produção. Houve redução do custo de produção anual por hectare com aumento da altura de pastejo. Não foram detectadas diferenças nos indicadores econômicos determinados, e os quatro sistemas remuneraram o capital investido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.