A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design

Autores

  • André da Silva Coutinho Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Necyk Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7352-9170

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p135

Palavras-chave:

Extensão, Estratégia pedagógica, Pedagogia crítica

Resumo

Este artigo trata de achados da pesquisa de mestrado “O círculo de cultura como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design” em fase inicial, a qual se debruça sobre a utilização de estratégias pedagógicas baseadas na pedagogia crítica de Paulo Freire e sua potencialidade no campo do design, em especial, em ações extensionistas. A proposta desta investigação nasce da iniciativa de se estabelecer pontos de contatos entre a abordagem pedagógica da educação crítica em Freire em ações extensionistas encaminhadas pelo projeto Pé na Rua: design, cultura e sociedade, Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), UERJ.

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Biografia do Autor

André da Silva Coutinho, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Barbara Necyk, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Coutinho, A. da S., & Necyk, B. (2022). A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design. Projetica, 13(3), 135–152. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p135

Edição

Seção

Edição especial P&D 2022

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