A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design

Autores/as

  • André da Silva Coutinho Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Necyk Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7352-9170

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p135

Palabras clave:

Extensão, Estratégia pedagógica, Pedagogia crítica

Resumen

Este artigo trata de achados da pesquisa de mestrado “O círculo de cultura como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design” em fase inicial, a qual se debruça sobre a utilização de estratégias pedagógicas baseadas na pedagogia crítica de Paulo Freire e sua potencialidade no campo do design, em especial, em ações extensionistas. A proposta desta investigação nasce da iniciativa de se estabelecer pontos de contatos entre a abordagem pedagógica da educação crítica em Freire em ações extensionistas encaminhadas pelo projeto Pé na Rua: design, cultura e sociedade, Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), UERJ.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André da Silva Coutinho, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Barbara Necyk, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora; Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Tradução: NIlcéia Valdati. O que é um dispositivo? Santa Catarina: Travessia, 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Ed Brasiliense, 2017 (1ª edição e-book).

DEPEXT. Apresentação. Disponível em: <https://www.depext.uerj.br/apresentacao/>. Acesso abr 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.

__________. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.

__________. Tradução Rosiska. Darcy de Oliveira. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3 o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso 20 fev. 2022.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. in: MARCELLO, Fabiana de Amorim. O conceito de dispositivo em Foucault: mídia e produção agonística de sujeitos-maternos. Rio Grande do Sul: Educação e Realidade, 2004.

GOMEZ, Margarita Victoria; FRANCO, Marília (orgs). Círculo de cultura Paulo Freire: arte, mídia e educação. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2015.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Maringá: Psicologia em Estudo, 2001 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs). Pistas do método da cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.

MAZAROTTO, Marco; SERPA, Bibiana Oliveira. Cartas (anti) dialógicas: politizando a práxis do Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire. Arcos Design, Rio de Janeiro: PPESDI / UERJ. v. 15, n. 1, Março 2022. pp. 171-194. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/view/64305/41585 DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64305

NECYK, Barbara; COUTINHO, André da Silva. A reapropriação da subjetividade e a pedagogia da autonomia em ações extensionistas no campo do design. Arcos Design, Rio de Janeiro: PPESDI / UERJ. v. 15, n. 1, Março 2022. pp. 195-218. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/view/65066/41590> DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65066

SILBA, Victor. A Extensão Universitária na ESDI/UERJ: a crise como ponto de partida. Rio de Janeiro: SPGD, 2019

SILBA, Victor; MEDEIROS, Ligia. Correlações entre extensão universitária e os trabalhos pro bono desenvolvidos na. ESDI/UERJ. Rio de Janeiro: SPGD, 2018

SZANIECKI, Barbara; ANASTASSAKIS, Zoy. Conversation dispositifs: towards a transdiciplinary Design Antropological Approach. In SMITH, VANGKILDE, KJAERSGAARD, HALSE, BINDER, Design antropological futures: exploring emergence, intervention end formation, Londres; Nova York, Boomsbury Publish; 2016. 288 p.

VITÓRIA, Maria. O que é um zine e por que você deve ficar de olho nele?. Aestranhamente, 2020. Disponível em: <https://aestranhamente.com/o-que-e-um-zine-e-porque-voce-deve-ficar-de-olho/>. Acesso em abr 2022

WOLFF, Janet. Tradução Waltensir Dutra. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Ed Zahar, 1982.

Archivos adicionales

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Coutinho, A. da S., & Necyk, B. (2022). A pedagogia crítica freireana como estratégia pedagógica nas ações extensionistas em design. Projetica, 13(3), 135–152. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p135

Número

Sección

Edição especial P&D 2022

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.