Estratégia de promoção do design no Brasil: Considerações sobre o programa Design & Excellence Brazil

Autores

  • Ken Flávio Ono Fonseca Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1842-9211
  • Adriano Heemann Universidade Federal do Paraná
  • Gisele Cristine Raulik-Murphy Universidade Positivo de Curitiba
  • Juliana Mascaro Buso Pereira Centro Brasil Design

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p64

Palavras-chave:

Design, Políticas de Design, Promoção de Design, Prêmios de Design

Resumo

O Programa Design & Excellence Brazil, realizado de 2003 a 2012, teve por finalidade promover a visibilidade do design brasileiro através da participação e premiações mais significativas no iF Design Award, um dos principais selos de excelência em design do mundo. A coleta e sistematização dos dados observados nos 10 anos de duração, confrontada por triangulação com resultados obtidos antes e após a iniciativa, subsidiou essa análise para apontar o impacto da ação que posicionou o Brasil entre os países mais premiados neste certame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ken Flávio Ono Fonseca, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Design pela Universidade Federal do Paraná

Adriano Heemann, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Braunschweig (Alemanha)

Gisele Cristine Raulik-Murphy, Universidade Positivo de Curitiba

PhD em Design pela University of Wales (Reino Unido)

Juliana Mascaro Buso Pereira, Centro Brasil Design

Especialista em Marketing pela FAE Business School em 2010

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Diagnóstico do design brasileiro. Brasília: Apex-Brasil: Centro Brasil Design, 2014.

BRECKON, Jonathan. Using research evidence: a practice guide. Disponível em: https://media.nesta.org.uk/documents/Using_Research_Evidence_for_Success_-_A_Practice_Guide. Disponível em: https://media.nesta.org.uk/documents/Using_Research_Evidence_for_Success_-_A_Practice_Guide.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

BRUM, Ana Leocadia de Souza; BUSO, Juliana Mascaro; CASTRO, Leticia; indicador de desempenho do design brasileiro no mercado internacional: a participação brasileira no prêmio iF Design Award. Blucher Design Proceedings, São Paulo, SP, v. 9, n. 2, p. 5317-5325, 2016.

CENTRO BRASIL DESIGN - CBD. Disponível em: https://www.cbd.org.br. Acesso em: 5 mar. 2018.

CENTRO DE DESIGN PARANÁ - CDPR. DEB 2008/2012 - Prestação de Contas. CDPR, 2012.

CEO do iF Design Award visita o Brasil e elogia designers brasileiros. Casa Cláudia, São Paulo, SP, 14 maio 2015. Disponível em: https://casaclaudia.abril.com.br/moveis-acessorios/ceo-do-if-design-award-visita-o-brasil-e-elogia-designers-brasileiros. Acesso em: 18 jan. 2019.

COMPETITIVENESS. Desenvolvimento de indicadores e sua aplicação sobre a efetividade do uso do design nos setores produtivos e os resultados econômicos nas premiações internacionais. The Cluster Competitiveness Consultoria, Belo Horizonte, MG, 13 jun. 2012. Disponível em: http://200.198.192.20/arquivos/dwnl_1418930324.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

COX, George. Cox review of creativity in business: building on the UK’s strengths. London: Design Council, 2005. Disponível em: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/+/http://www.hm-treasury.gov.uk/independent_reviews/cox_review/coxreview_index.cfm. Acesso em: 5 mar. 2018.

DESIGN EXCELLENCE BRAZIL – DEB. Catálogo Excellence Brazil: 2003 – 2006. São Paulo: APEX-Brasil, 2006.

DESIGN MANAGEMENT INSTITUTE – DMI. Cambridge, MA: DMI, 2019. The value of design. Disponível em: http:// https://www.dmi.org/page/DesignValue. Acesso em: 20 jan. 2019.

ER, Alpay H. Development patterns of industrial design in the third world. Journal of Design History, Oxford, v. 10, n. 3, 293-307, 1997.

GAZIRI, Leticia Castro; GOUVEIA, Ana Leocadia de Souza Brum Donikian; BUSO, Juliana Mascaro. O design brasileiro no cenário internacional a participação brasileira no prêmio iF Design Award. Blucher Design Proceedings, São Paulo, SP, v. 1, n. 4, p. 2940-2949, 2014.

GEMSER, Gerda; WIJNBERG, Nachoen M. The economic significance of industrial design awards: a conceptual framework. Design Management Academic Review, Boston, MA, v. 2, n. 1, p. 61-71, 2002.

GOUVEIA, Ana Leocadia Souza Brum Donikian. Os ganhos competitivos das empresas brasileiras vencedoras no prêmio internacional iF Product Design Award. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Organizações e Desenvolvimento) – FAE - Centro Universitário, Curitiba, PR, 2011.

IBGE. Série histórica do PIB - IBGE. Disponível em: http://agenciadenoticias.ibge.gov.br›media›arquivos. Acesso em: 12 set. 2019.

IF WORLD DESIGN GUIDE. Disponível em: https://ifworlddesignguide.com. Acesso em: 10 jul. 2019.

JOHNSON, Jeffrey; COOK, Matthew. Policy design: a new area of design research and practice. Complex Systems in Design and Management, Heidelberg, p. 51–62, 2014. DOI: doi.org/10.1007/978-3-319-02812-5_4.

MAFFEI Stefano; ARQUILLA, Venanzio; MORTATI, Marzia; VILLARI Beatrice. Building an Evaluation Culture for Design Policies. Design Policy Issues, Milano, n. 1, p. 1-14, 2013. Online. Disponível em: http://www.deepinitiative.eu/wp-content/uploads/2013/09/Design_Policy_Issue_N1_Print.pdf. Acesso em: 16 out. 2017.

MOZOTA, Brigitte Borja de; KLOPSH, Cassia; COSTA, Filipe Campelo Xavier. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

PATROCÍNIO, Gabriel; BOLTON, Simon. Temas emergentes na literatura sobre políticas de design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 9; n. 1, jun. 2016.

PEREIRA, Juliana M. B. Entrevista [concedida a Ken F. O. Fonseca]. Curitiba, 30 jan. 2019.

PORTO, Bruno de Almeida; LOBO JUNIOR, Marco Aurélio. O design latino-americano no iF Design Award: algumas causas e consequências da presença brasileira. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DESIGN, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2., Brasília, DF. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, 2016. p. 59–62.

PROGRAMA BRASILEIRO DE DESIGN - PBD. Projetos do Programa Brasileiro do Design. Disponível em: http://www.comexresponde.gov.br/portalmdic//arquivos/dwnl_1371834630.pdf. Acesso em: 5 mar. 2018.

PUTTICK, Ruth; LUDLOW, Joe. Standards of evidence for impact investing. London: Nesta, 2012. Disponível em: http://www.nesta.org.uk/library/documents/StandardsofEvidenceforImpactInvesting.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.

RAULIK-MURPHY, Gisele. A comparative analysis of strategies for design promotion in different national contexts. 2010. Tese (Doutorado) - Institute Cardiff, University of Wales, Cardiff, CF, 2010.

RAULIK-MURPHY, Gisele; CAWOOD, Gavin; LEWIS, Alan. Design policy: an introduction to What Matters. Design Management Review, Cambridge, MA, v. 21, n. 4, p. 52-59, 2010.

RAULIK-MURPHY, Gisele; MURPHY, Darragh; CHRISTIANO, Sara Sanches de; SANZ, Claudia Marcela. Revisão latino-americana do International Design Scoreboard: levantamento de dados para informação de políticas públicas de design. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo, RS, v. 9, n. 1, p. 2-13, Jan./Apr. 2016.

ŞAHIN, Damla; ÇALGÜNER, Alper; YAVUZCAN, H. Güçlü. Design awards as a design promotion activity: international Design Awards. Journal of Science, Ancara, Turkey, v. 6, part B, p. 45-55, 2018.

SUNG, Whan Oh; NAM, Ki-Young, CHUNG, Kyung-won. Strategic use of international product design award schemes. Design Management Journal, Boston, MA, v. 5, n. 1, p. 72-86, 2010.

SUNG, Whan Oh; SONG, Min Jeong; PARK, Jongmin; CHUNG, Kyung-won. Changing roles of design promotion organization in the global context and a new theoretical model for a design promotion system. In: IASDR CONFERENCE – EMERGING TRENDS IN DESIGN RESEARCH, 2., 2007, Hong Kong. Proceedings […]. Hong Kong: The Hong Kong Polytechnic University Polytechnic University School of Design, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228470045_Changing_Roles_of_Design_Promotion_Organizations_in_the_Global_Context_and_a_New_Theoretical_Model_for_a_Design_Promotion_System. Acesso em: 5 mar. 2018.

TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michel van. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 42, n. 3, p. 529-50, maio/jun. 2008.

XIA, Yusen; SINGHAL, Vinod R.; ZHANG, Peter G. Product design awards and the market value of the firm. Production and Operations Management, Baltimore, MD, v. 25, n. 6, p. 1038-1055, Jun. 2016.

YIN, Robert K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Fonseca, K. F. O., Heemann, A., Raulik-Murphy, G. C., & Pereira, J. M. B. (2022). Estratégia de promoção do design no Brasil: Considerações sobre o programa Design & Excellence Brazil. Projetica, 13(1), 64–91. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p64

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.