Reflexões sobre o uso da razão e da criatividade no atual ensino do design na Europa e nos tempos da Bauhaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p81

Palavras-chave:

Design, Criatividade, Ensino, Razão

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer a reflexão acerca do atual ensino do design europeu, baseando-se na tese de doutorado desenvolvida por Katja Tschimmel, que se refere principalmente ao uso da criatividade. Para enaltecer a reflexão e facilitar o questionamento sobre as vertentes pedagógicas do ensino de design, foram utilizados, também, princípios apresentados por Edgar Morin. O atual ensino de design, mais especificamente o de Portugal, não propicia reflexão ao aluno sobre o seu aprendizado, condicionando-o, apenas, à especialidade projetual, e isso é aqui comparado com as abordagens utilizadas na Bauhaus. Não obstante, a criatividade e a razão, princípios básicos na atuação do designer, têm sido pouco estimuladas durante a graduação, o que pode acarretar má formação ao profissional de design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Boni, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista.

Mariana Petruccelli Pires, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda do programa de pós-graduação em Design pela Universidade Estadual Paulista

Ana Paula Cabral Sader, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Toledo.

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP. Professora do Departamento de Design da Universidade Estadual Paulista

Referências

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.

DE MASI, Domenico (org.). A emoção e a regra: os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. Tradução de Elia Ferreira Edel. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

DROSTE, Magdalena. Bauhaus: 1913 – 1933. Berlim: Taschen, 1994.

DUARTE, Fábio. Arquitetura e tecnologias de informação: da revolução industrial à revolução digital. São Paulo: Annablume, 1997.

LANDIM, Paula C. Design, empresa, sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

SANCHIS Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 4, n. 1, maio 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120/86. Acesso em: 12 set. 2018.

SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: Desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 4, n. 1, p. 21-26, 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/120/86. Acesso em: 30 mar. 2013.

SCHNEIDER, Beat. Design: uma introdução. São Paulo: Blucher, 2010.

SILVA, José Carlos Plácido; PASCHOARELLI, Luís Carlos. Bauhaus e a institucionalização do design: reflexões e contribuições. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

SOUZA, Aline Teixeira; ARRUDA, Glória Lucía Rodríguez Correia; RUMAQUELLA, Milena Roque; SILVA, José Carlos Plácido da Professor; MENEZES, Marizilda Santos de; LANDIM, Paula da Cruz; SANTOS FILHO, Abílio Garcia dos; SANTOS, João Eduardo Guarnetti dos. As fases da Bauhaus e suas contradições. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN – CIPED, 5., 2009, Bauru, SP. Anais... Bauru, SP: UNESP, 2009. p. 137- 149.

TSCHIMMEL, Katja Christina. Sapiens e demens no pensamento criativo do design. 2010. Tese (Doutorado em Design) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, PT, 2010. Disponível em: http://hdl. handle.net/10773/1270. Acesso em: 12 set. 2018.

WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Boni, C., Pires, M. P., Sader, A. P. C., & Landim, P. da C. (2019). Reflexões sobre o uso da razão e da criatividade no atual ensino do design na Europa e nos tempos da Bauhaus. Projetica, 10(2), 81–92. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p81

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.