Design de serviços para uma experiência significativa na revitalização de um cinema de rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p09

Palavras-chave:

Design de serviços, Design para experiência, Design e cultura, Cinema de rua

Resumo

Nesse trabalho pretende-se propor uma experiência envolvente na revitalização de um cinema de rua que existiu na cidade de Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul. O cinema em estudo, o Cine Lumière, era o maior do interior do estado entre 1950 e 1980. Por meio do design de serviços, o objetivo foi apontar possibilidades para resgatar o espaço e oferecer à população atual uma alternativa de lazer e cultura distinta em relação ao modelo dos cinemas contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vívian dos Santos, Universidade Feevale

Aluna de graduação na  Universidade Feevale

Gustavo Cossio, Universidade Feevale

Mestre em Design  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PGDESIGN/UFRGS. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Referências

COSTA, Filipe Campelo Xavier; Experiências de consumo em gastronomia: como o design pode meter sua colher? In: 8° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, Anais... São Paulo, out 2008.

DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo, SP: Blucher, 2010.

DESIGN COUNCIL, 2005. Disponível em: https://www.designcouncil. org.uk/sites/default/files/asset/document/ElevenLessons_Design_Council%20(2).pdf>. Acesso em: 23 mar. 2014.

FRAGA, Eliara; SCALETSKY, Celso. Workshops em design: espaços de aprendizagem e geração de conhecimento. In: DESENHANDO O FUTURO | 1º CONGRESSO NACIONAL DE DESIGN, Anais... Bento Gonçalves, ago 2011. Disponível em: http://www.desenhandoofuturo.com.br/anexos/anais/gestao_e_metodologia_de_design/workshops_em_design_espacos_de_aprendizagem_e_geracao_de_conhecimento. pdf. Acesso em: 23 mar. 2013.


GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. 3. ed., rev. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2010.

HEKKERT, Paul. Design Aesthetics: Principles of Pleasure in Product Design. In: PSYCHOLOGY SCIENCE, 48, 2006, p.157-172. Disponível em: http://www.pabst-publishers.de/psychologyscience/2-2006/06_Hekkert.pdf. Acesso em: 16 mar. 2014.

IBGE, 2013. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=431340&search=riogrande-do-sul|novohamburgo. Acesso em: 20 out. 2013.

KERN, Paulo Henrique. Ruas & Praças: Novo Hamburgo: quem é quem. 2. ed. Novo Hamburgo, RS, 2002.

LIMEIRA, Tania M. Vidigal. Tempo livre, lazer e entretenimento. Marketing do entretenimento. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2008, p. 31-45.

MORITZ, Stefan. Service Design: Practical access to an evolving field.Londres, 2005. Disponível em: http://stefan-moritz.com/_files/Practical%20Access%20to%20Service %20Design.pdf. Acesso em: 16 mar. 2014.

PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2012.

RIOS, Igor Goulart Toscano. Design para experiências e customização em massa. In: 1º COLÓQUIO NACIONAL DE DESIGN, Anais... Belo Horizonte, set de 2011. Disponível em: http://coloquiodesign.com.br/wp-content/uploads/2011/11/COLOQUIO.DESIGN_Ana is_2011.pdf. Acesso em: 13 nov. 2013.

ROCHA, Everardo; BARROS, Carla; KARAM, Karine. Diversões perigosas: experiências de entretenimento e limites do consumo. In: REVISTA ALCEU v. 12 - n. 24, jan./jun. 2012, p. 31-47. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Artigo%203_24. pdf. Acesso em: 16 mar. 2014.

SAAB, William George Lopes; RIBEIRO, Rodrigo Martins. Panorama Atual do Mercado de Salas de Exibição no Brasil. Rio de Janeiro: BNDES Setorial, nº 12, set. 2000, p. 175-194.

SAVASTANO, Martha. O produto do entretenimento. Marketing do entretenimento. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2008, p. 47-60.

SCHÜTZ, Liene M. Martins. Novo Hamburgo: sua história, sua gente. 2. ed. 1992.

SILVA, Cristina Ennes da; PUHL, Paula Regina; STRÖHER, Carlos Eduardo. Lazer e sociabilidade em Novo Hamburgo: no escurinho do cinema. In: Esboços: revista do Programa de Pós-graduação em História da UFSC, Florianópolis, SC, v. 16, nº 21, 2009, p. 41-68.

SURI, Jane Fulton. The experience of evolution: developments in design practice. In: THE DESIGN JOURNAL, 6(2):39-48, 2003. Disponível em: http://ruexperienced.files. wordpress.com/2009/01/suri_theexperienceevolution.pdf. Acesso em: 16 mar. 2014.

TAVARES, Francine Silveira. Cinema e patrimônio: o Theatro Guarany de Pelotas/RS. 2010. 154 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.

TURNER, Graeme. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Santos, V. dos, & Cossio, G. (2017). Design de serviços para uma experiência significativa na revitalização de um cinema de rua. Projetica, 7(2), 09–24. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p09

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.