Design e desenvolvimento: uma estreita relação - possibilidades e realidades no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n2p199Palavras-chave:
Design, Desenvolvimento, Design brasileiro.Resumo
O design em uma nação está fortemente relacionado ao seu desenvolvimento e tem muito a contribuir com o aumento nos níveis de qualidade de vida da população. Assim, desafia uma nova visão às questões tecnológicas e de desenvolvimento, a fim de melhor discutir questões sociais, culturais e econômicas e, com isso, valorizar o profissional do design. Com base nisto, este artigo pretende, por intermédio da análise das raízes históricas do desenvolvimento no Brasil, traçar um paralelo com o surgimento e a consolidação do design no país.
Downloads
Referências
AGUDO V. B., HERNANDIS Ortuño B., MAZARELO K., PACHECO M., PAIXÃO-Barradas, S. El aporte del diseño a las empresas del sector de la transformación de la Piedra Natural, para el desarrollo productos Competitivos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE DISEÑO E INNOVACIÓN DE CATALUÑA, 2., 201, Cataluña..
COMISSÃO EUROPÉIA. Innovation Union Scoreboard 2013. União Européia 2013
HONG KONG DESIGN CENTRE. A Study the framework of Hong Kong design index. Hong Kong. Instituto Nacional de Tecnología Industrial (ca. 2000)
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGÍA INDUSTRIAL. Diseño de la Argentina, estudios del impacto económico. Argentina – 2009
OECD. Latin America’s challenge. Disponivel em: http://www.oecdobserver. org acesso: 20 mar. 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.