O uso da fotografia no livro infantil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p231Palavras-chave:
Fotografia, Leitura de imagem, Livro infantil, ContradançaResumo
O artigo discute o uso da imagem fotográfica em livros infantis. Faz um levantamento da proporção de livros infantis no Brasil que utilizam a imagem fotográfica, assim como em que categorias de livros são aplicadas. Elabora uma discussão analítica partindo do exemplo do livro Contradança de Roger Mello, argumentando sobre algumas características do uso da imagem fotográfica na literatura voltada para crianças.Downloads
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Livros para crianças e literaturas infantil: convergências e dissonâncias.1999. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/palestras.htm, acessado em julho de 2011.
CAMARGO, Luiz. A ilustração no livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998
DOMICIANO, Cássia Letícia Carraro. Livros infantis sem textos: dos pré-livros aos livros ilustrados. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade do Minho, Guimarães, 2008.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, MG, v.8, n.12, p. 97-115, 2006.
MELLO, Roger. Contradança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.
SANTAELLA, Lúcia & NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminaras, 1999.
SANTOS, Maria & NAVAS, Ana. Distúrbios da leitura e da escrita: teoria e prática. Barueri: Editora Manole, 2002.
SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Caderno de Pesquisa, São Paulo, SP, v.36, n.128, p. 451-472, 2006.
WADSWORTH, Barry. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget, 5a ed. São Paulo: Pioneira. 1997.
WERNECK, Regina Yolanda. A importância da imagem nos livros. In: SANDRONI, Laura C.; MACHADO, Luiz P. A criança e o livro. Guia prático de estímulo à leitura. São Paulo: Ática, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Projetica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.