The use of photography in books for children
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p231Keywords:
Photography, Image Reading, books for children, QuadrilleAbstract
The paper discusses the use of photographic images in books for children. It identifies the proportion of books for children in Brazil using the photographic image, as well as what categories of books are applied. Elaborates an analytical discussion based on the example of the book Quadrille by Roger Mello, arguing about some characteristics of the use of the photographic image in the literature aimed at children
Downloads
References
AZEVEDO, Ricardo. Livros para crianças e literaturas infantil: convergências e dissonâncias.1999. Disponível em http://www.ricardoazevedo.com.br/palestras.htm, acessado em julho de 2011.
CAMARGO, Luiz. A ilustração no livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998
DOMICIANO, Cássia Letícia Carraro. Livros infantis sem textos: dos pré-livros aos livros ilustrados. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade do Minho, Guimarães, 2008.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, MG, v.8, n.12, p. 97-115, 2006.
MELLO, Roger. Contradança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.
SANTAELLA, Lúcia & NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminaras, 1999.
SANTOS, Maria & NAVAS, Ana. Distúrbios da leitura e da escrita: teoria e prática. Barueri: Editora Manole, 2002.
SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Caderno de Pesquisa, São Paulo, SP, v.36, n.128, p. 451-472, 2006.
WADSWORTH, Barry. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget, 5a ed. São Paulo: Pioneira. 1997.
WERNECK, Regina Yolanda. A importância da imagem nos livros. In: SANDRONI, Laura C.; MACHADO, Luiz P. A criança e o livro. Guia prático de estímulo à leitura. São Paulo: Ática, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Projetica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.