Diversidade e correlação temática e metodológica na construção do conhecimento científico em design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n2p47Palavras-chave:
Design, Metodologia, Pesquisa Científica, Construção do ConhecimentoResumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a diversidade de inter-relações possíveis entre conhecimento científico em Design e outros campos da ciência, bem como apresentar a correlação interdisciplinar na formação do conhecimento na área. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de uma abordagem mista (qualiquanti) para o levantamento de dados. A pesquisa resultou em um quadro no qual foram mensurados os métodos e ou técnicas de pesquisas utilizadas. Espera-se com a análise das diferentes formas de abordagem, estas possam apresentar as vantagens aos diferentes estudos, demonstrando a versatilidade da área do design.
Downloads
Referências
BUSATO, Sérgio Luiz. Visão e percepção, investigação dos modelos cognitivos: uma abordagem em design e emoção. 2013. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Bauru, São Paulo, 2013. Disponível em: http://base.repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/89356/busato_sl_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jul. 2014.
CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DOMICIANO, Cássia L. C. Livros infantis sem texto: dos pré-livros aos livros ilustrados. 2008.Tese (Doutorado) - Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2008. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8528/2/PDF96_1.pdf. Acesso em: 16 jul. 2014.
HENRIQUES, Fernanda. Lugares a venda: a construção de um processo visual a partir das marcas-territórios. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, São Paulo, 2010.
LANDIM, Paula da Cruz. Design, empresa, sociedade. Brasília: Cultura Acadêmica, 2010.
MEDOLA, Fausto Orsi. Projeto conceitual e protótipo de uma cadeira de rodas servo-assistida. 2013. Tese (Doutorado em Bioengenharia) - Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2013.
MENEZES, Marizilda dos Santos; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Tópicos de design: uma experiência de ensino baseada em processo metodológico multidisciplinar. In: SEMINÁRIO DE METODOLOGIA EM DESIGN: ENSINO, PESQUISA E PROJETO, 2., 2010, Recife. Anais... Recife: Zoludesign, 2010. v. 1, p. 1-10.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MENIN, Mariana; SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos; SILVA, Danilo Corrêa. Aplicação de métodos ergonômicos na avaliação de ferramentas produzidas e utilizadas por homens na pré-história. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 10., 2012, São Luís. Anais... São Luís, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/2591765/Aplicacao_de_metodos_ergonomicos_na_avaliacao_de_ferramentas_produzidas_e_utilizadas_por_homens_na_pre-historia. Acesso em: 29 jul. 2014.
MOURA, Mônica. O contemporâneo no design brasileiro: reflexão sobre objetos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE DISEÑO, 2012, Córdoba. Anais... Córdoba, 2012. Disponível em: http://www.academia.edu/4577176/O_Contemporaneo_no_Design_Brasileiro. Acesso em: 15 jul. 2014.
RAZZA, Bruno Montanari; LUCIO, Cristina do Carmo; SILVA, Danilo Corrêa; SILVA, Jose Carlos Placido; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Questões éticas na pesquisa em design: uma abordagem sobre os relatos da produção científica. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 16, p. 1-3, 2009.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.
RIBEIRO, Carlos Eduardo Dias.Arquitetura, design e natureza. In: SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA USJT: Universidade e Responsabilidade Social, 16., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.usjt.br/prppg/simposio/2010/arquivos/pdf/2010.pdf. Acesso em: 28 jul. 2014.
RODRIGUES, Sergio Tosi. Movimento dos olhos e a relação percepção-ação. 2001. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/livia/pdfs/35_br.pdf. Acesso em: 11 jul. 2014.
STAKE, Robert E.Pesquisa Qualitativa: Estudando como as Coisas Funcionam. Editora: Penso, Porto Alegre, 2011.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - UNESP. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. PPG Design – Grade Curricular. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/design/disciplinas/grade-curricular. Acesso em: 1 ago. 2014.
VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza; LACERDA, André Pedroso de; AGUIAR, João Pedro Ornaghi de. A evolução dos métodos projetuais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, 2010. Disponível em: http://blogs.anhembi.br/congressodesign/anais/a-evolucao-dos-metodos-projetuais. Acesso em: 15 jul. 2014.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Técnicas de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.