PPGDESIGN-UNESP: projeto curricular e sua influência na produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p171Palavras-chave:
Design, Conhecimento Científico, Pós-graduaçãoResumo
O projeto curricular de um programa de pós-graduação em design tem que ser refletido em sua produção acadêmica. O objetivo deste artigo foi descrever os princípios do projeto curricular do PPGDesign-UNESP e relacionar com as características de sua produção científica. Nos primeiros 10 anos após reconhecimento pela CAPES, foram defendidas e publicadas 124 (cento e vinte e quatro) dissertações de mestrado. Suas características confirmam o alinhamento temático na resolução de problemas humanos e sociais sob o enfoque tecnológico, o que corrobora com seu projeto curricular.Downloads
Referências
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos Recomendados/Reconhecidos. Disponível em: http://www. capes.gov.br/cursos-recomendados. Acessado em: 28 abr. 2014.
COUTO, Rita Maria de Souza; NOGUEIRA, C. Pesquisa em Pós-Graduação em Design “Livre pensar, e só pensar”. Anais do P&D Design 98, AenDBR Estudos em Design, Rio de Janeiro V.1, p. 228-234, out 1998.
SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Programa de Pós-graduação em Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. Educação Gráfica, Bauru, v. 6, p. 131- 141, 2002.
SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos; FARIA, João Roberto Gomes de. Programa de pós-graduação em Desenho Industrial da FAAC - UNESP: reestruturação e credenciamento pela CAPES. Educação Gráfica, Bauru, v. 7, p. 167-171, 2003.
PASCHOARELLI, Luis Carlos. Dissertações de mestrado do PPGDesignUNESP e suas características. In: MENEZES, Marizilda dos S.; MOURA, Mônica C. (Org.). Rumos da Pesquisa no Design Contemporâneo: materialidade, gestão e serviços. São Paulo: Editoria das Letras e Cores, 2013. v. 1, p. 176-189.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.