A Gestão de Design em uma empresa do ramo de chocolates: proposição de ações de Gestão de Design estratégico com base em diagnóstico para consolidação da marca

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p5

Palabras clave:

Diagnóstico, Gestão de Design, Branding

Resumen

Este artigo tem como objetivo diagnosticar a situação de uma empresa do ramo de chocolates em relação à sua marca e propõe algumas ações básicas de Gestão de Design e outras de Marketing e, assim, contribuir para a sua consolidação no mercado. Como metodologia, possui natureza exploratória cujo delineamento é um estudo de caso. Como resultado, obtém uma proposição de ações de Gestão de Design e Marketing baseadas no diagnóstico aplicado e propõe dois protocolos para a posterior análise dos resultados de tais ações: Análise de Gestão Aplicada e BSC.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Domingues Záccaro Macri, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Especialista pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Professora Dra. da Universidade Estadual de Londrina

Citas

AACKER, D. A. O Paradigma emergente. D2B Design to Branding Magazine, São Paulo, ano 13, n. 13, p. 18‐23, dez. 2007.

DRUCKER. P. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KAPLAN, R. Balanced Scorecard. HSM Management, Barueri, n. 11, p. 120‐126, nov./dez. 1998.

KOTLER, P.; AMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007

CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão do design. Porto, 1997.

MARTINS, R. F. F.; MERINO, Eugenio Andrés Dias. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.

MERINO, E. A. D. Gestão de design na prática: do diagnóstico à definição de estratégias de design.. Porto: Centro Português de Design, 2008. (Adaptado do manual de gestão do design, 1997).

MOZOTA, B. B. Design management. Paris: Éditions d’Organization, 2002.

SCHIMIDT, A. O. Uma contribuição ao estudo da evolução dos modelos gerenciais frente aos desafios impostos pela globalização. 97f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) ‐ Programa de Pós‐graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2001.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

Publicado

2010-12-23

Cómo citar

Macri, R. D. Z., & Martins, R. F. de F. (2010). A Gestão de Design em uma empresa do ramo de chocolates: proposição de ações de Gestão de Design estratégico com base em diagnóstico para consolidação da marca. Projetica, 1(1), 5–25. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p5

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.