Aproximações à cultura material

Artefatos, moda e interiores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48793

Palabras clave:

cultura material, design, moda, artefatos

Resumen

O texto é composto por variadas leituras sobre a aplicação de referências teóricas dos estudos sobre cultura material nos temas de pesquisa dos membros do Grupo de Estudos de Cultura Material e Design. Discutindo e problematizando especificamente o artefato de produção popular, autenticidade e falsificação em objetos, o fenômeno da moda e o design de interiores, pretende-se demonstrar como essas referências teórico-metodológicas podem auxiliar a entender aspectos que caracterizam cada um desses objetos de estudos das pesquisas em design como cultura material.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aline Kedma Araujo Alves, USP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design FAU-USP. Designer e pesquisadora dos temas: história do design, cultura material e estudos de gênero. Parecerista do Journal of Sustainable Urban Mobility; Integrante do Lab 20 - Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX da Faculdade de Arquitetura da UFBA e dos grupos de pesquisa "Arte & Política" vinculado ao PPGAV - UFBA; "História & Domesticidades" FAU-USP e "Design e Cultura Material" FAU-USP. Mestra em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA (2019) com a pesquisa multidisciplinar em estudos de gênero, história da imprensa e história do design, intitulada "Decoração e gênero: uma análise da construção história de um lugar feminino a partir dos periódicos do século XX no Brasil". Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior (2018) e bacharel em Decoração/Design de Interiores graduada pela Escola de Belas Artes/ UFBA (2015).

Marcos da Costa Braga, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor aposentado do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto - AUH e Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Design, PPGDesign da FAU, Universidade de São Paulo. É membro do Conselho de Orientação Cultural do Museu da Casa Brasileira e do corpo de avaliadores dos periódicos científicos Estudos em Design, Revista Arcos, Pensamentos em Design, Educação Gráfica (Brasil) e RChD creación y pensamiento (Chile). Fez parte do grupo de docentes que fundou o primeiro periódico científico do Brasil Estudos em Design e que criou o primeiro Congresso Científico em Design do Brasil, o P&D Design em 1994. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários artigos e livros sobre história do design no Brasil entre eles ABDI e APDINS RJ: História das Associações Pioneiras de Design do Brasil, que obteve o 2o lugar na categoria Trabalhos Escritos Publicados no 25º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira e 10 Ensaios sobre Memória Gráfica em co-autoria com Priscila Farias que obteve o 1o lugar no 33º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, ambos publicados pela editora Blucher, É um dos coordenadores da coleção de livros "Pensando o Design" publicada pela mesma editora. Organizou o livro O Papel Social do Design Gráfico publicado pela Editora SENAC-SP. Tem experiência em Desenho de Produto e Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho industrial, ensino, programação visual, comunicação visual e história do design no Brasil. É membro do grupo de pesquisa "História, Teoria e Linguagens do Design" da FAU USP e do Grupo de pesquisa MEMORÁVEIS: Manifestações Gráficas Afetivas, da UFPE.

Ana Sofía López Guerrero, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Realiza doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo como bolsista do Fondo Nacional para la Cultura y las Artes e o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (FONCA-CONACYT). Possui graduação em Artes Visuales pela Faculdade de Artes e Desenho da Universidad Nacional Autónoma de México (2015). É mestra em Desenho Industrial com ênfase no campo Teoria e História pelo Programa de Pós Graduação em Desenho Industrial da Universidad Nacional Autónoma de México (2018) credenciado no Programa Nacional de Pós-graduação em Qualidade do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) no nível Competição Internacional. Foi bolsista do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia CONACYT (2016-2018). Realizou estadía de pesquisa no LabVisual da FAU-USP (agosto 2017-dezembro 2017).

Fernanda Tozzo Machado, https://orcid.org/0000-0001-9643-6092

Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado, com habilitação em Projeto de Produto, 1992. Especialização Lato sensu em Conservação-restauração de bens culturais móveis pelaUFMG/EBA/CECOR, 2002. Mestrado em História, na área de Cultura, Cidade e Patrimônio, na linha da Política, Memória e Cidade, pelo IFCH/UNICAMP, 2009. Aperfeiçoamento no Curso Sharing Conservation Decision, promovido pelo ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property − órgão pertencente à UNESCO ? em parceria com o Instituto Centrale di Restauro, de Roma, Itália e o Institut National du Patrimoine, de Paris, França, realizado na sede em Roma, Itália e Paris, França, 2006. Atua como especialista e consultora para conservação e restauração de arte moderna e contemporânea, design de mobiliário e acervos arquivísticos, para coleções particulares, instituições, públicas e privadas, e arquivos. Tem experiência na área de política e gestão para preservação de patrimônio cultural, com ênfase em bens culturais móveis.

Marcos Paulo do Nascimento Pereira, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrando em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Tecnólogo em Design de Moda pela Universidade Potiguar (UnP) ambos em 2018. É pesquisador nas áreas de design gráfico e moda. Atualmente é técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e dedica-se também à análise, crítica e reflexão de aspectos contemporâneos relacionados à moda e a dimensão histórico simbólica dos artefatos.

Citas

APPADURAI, Arjun. La vida social de las cosas: perspectiva cultural de las mercancías. México: Grijalbo/Conaculta, 1991.

ARAÚJO, Anete Regis Castro de. Espaço privado e relações sociais de gênero em Salvador: 1930-1949. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Distinction: a social critique of the judgment of taste. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1984.

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 4. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.

BUCAILLE, Richard; PESEZ, Jean-Marie. Cultura material. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Homo – domesticação: cultura material. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1989. v. 16, p. 11-47.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.

CARVALHO, Vânia Carneiro. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo: EDUSP, 2008.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Why do we need things? In: LUBAR, Steven; KINGERY, David (ed.). History from things: essays on material culture, 1993. p. 20-29.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; HALTON, Eugene. The meaning of things: domestic symbols and the self. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139167611

DANNEHL, Karin. Object biographies: from production to consumption. In: HARVEY, Karen. History and material culture: a student’s guide to approaching alternative sources. New York: Routledge, 2009. p. 123-138.

DENIS, Rafael Cardoso. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Arcos, Rio de Janeiro, v. 1, p. 15-39, 1998. Disponível em: https://almodotblog.files.wordpress.com/2017/04/design-cultura-material-e-fetichismo-dos-objetos.pdf. Acesso em: 6 maio 2023.

FARIAS, Priscila L.; BRAGA, Marcos da Costa. Dez ensaios para uma memória gráfica. São Paulo: Editora Blucher, 2018.

GERRITSEN, Anne; RIELLO, Giorgio. Writing material culture history. London: Bloomsbury Academic, 2021. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350105256

GODART, Frédéric. A sociologia da moda. São Paulo: Editora Senac, 2010.

GRASSBY, Richard. Material culture and cultural history. The Journal of Interdisciplinary History, Cambridge, Mass, v. 35, n. 4, p. 591-603, 2005. DOI: https://doi.org/10.1162/0022195043327426

GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique G. Prosopografias clubbers em São Paulo e Londres: moda, estilo, estética e cenas musicais contemporâneas. Revista TOMO, São Cristovão, SE, n. 37, p. 215-254, 2020. DOI: https://doi.org/10.21669/tomo.vi37.13382

HOSKINS, J. Agency, Biography and Objects. In: TILLEY, Chris; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Mike; SPYER, Patricia (ed.). Handbook of material culture. London: Sage Publications, 2006. p. 74-84. DOI: https://doi.org/10.4135/9781848607972.n6

KOPYTOFF, Igor. La biografía cultural de las cosas: la mercantilización como proceso. In: APPADURAI, Arjun. La vida social de las cosas: perspectiva cultural de las mercancías. México: Grijalbo/Conaculta, 1986. p. 89-122.

KÜCHLER, Susanne; MILLER, Daniel. Clothing as material culture. Oxford: Berg Publishers, 2005. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854056

MALTA, Marize. O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.

MAQUET, Jacques. Objects as instruments, objects as signs. In: LUBAR, Steven; KINGERY, W. David. History from things: essays on material culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1993. p. 30-40.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

MENDES, Mariuze D. Cultura material e design: trajetórias sociais de artefatos em contextos materiais e culturais de produção, circulação e consumo. In: QUELUZ, Marilda Lopes P. (org.). Design & cultura material. Curitiba: UTFPR, 2012. p. 15-33.

MENESES, Ulpiano. A cultura material no estudo das sociedades antigas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA, 1984, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa: UFP, 1984. p. 34-43.

MILLER, Daniel. Material cultures: why some things matter. Chicago: University of Chicago Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203167014

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.

PALOMINO, Erika. Babado forte: moda, música e noite na virada do século 21. São Paulo: Mandarim, 1999.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. São Paulo: EDUSC, 2005.

PROWN, Jules D. The truth of material culture: History or fiction? In: LUBAR, Steven; KINGERY, W. David. History from things: essays on material culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1993. p. 1-19.

REDE, Marcelo. História a partir das coisas: tendências recentes nos estudos de cultura material. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 4, p. 265-282, 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47141996000100018

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2007.

SCHNEIDER, Jane. Cloth and clothing. In: TILLEY, Chris; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Mike; SPYER, Patricia (ed.). Handbook of material culture. London: Sage Publications, 2006. p. 203-220.

SCOTT, Joan W. Gender: a useful category of historical analyses. In: SCOTT, Joan W. Gender and the politics of history. New York: Columbia University Press, 1989. Cap. 2.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TILLEY, Chris; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Mike; SPYER, Patricia (ed.). Handbook of material culture. London: Sage Publications, 2006. DOI: https://doi.org/10.4135/9781848607972

WRIGHT, R. P. Technological styles: transforming a natural material into a cultural object. In: LUBAR, Steven; KINGERY, W. David. History from things: essays on material culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1993. p. 242-269.

Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Araujo Alves, A. K., da Costa Braga, M., López Guerrero, A. S., Tozzo Machado, F., & do Nascimento Pereira, M. P. (2023). Aproximações à cultura material: Artefatos, moda e interiores. Projetica, 14(2), 27. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n2.48793

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade