Atividades didáticas no laboratório PRONTO3D

uma abordagem de ensino por projeto utilizando corte a laser e impressão 3D

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48592

Palabras clave:

Ensino de design, Prototipagem

Resumen

Este trabalho busca compartilhar práticas de ensino da disciplina de Prototipagem, procurando disseminar estratégias que fomentem a aplicação da materialização mediada por meios digitais. Portanto, foram descritos dois processos de ensino por projeto executados no laboratório Pronto3D, que oferece suporte à disciplina citada. Como resultado, são apresentadas as etapas de maneira sistematizada dos projetos aplicando o corte a laser no desenvolvimento de um banco em escala real e a impressora 3D na produção de uma luminária. Por fim, acredita-se que essas atividades propostas contribuem de maneira assertiva para a construção de habilidades técnicas inerentes à profissão de Design de Produtos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorena Costa Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Design de Produto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuei como designer de produto em projeto de extensão no laboratório de inovação e tecnologia credenciado internacionalmente pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Conquistei duas patentes de produto com empresas nacionais no terceiro e quarto semestre de curso. Possuo algumas publicações, cinco certificados de excelência acadêmica e auxiliei alunos como monitora da disciplina de modelagem 3D.

Ivan Medeiros, UFSC _ Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Curso de Design de Produto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, cuja pesquisa abordou os temas de Materialização e Fabricação Digital em parceria com o Laboratório PRONTO 3D. Realizou o mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, estudando o posicionamento das ferramentas ergonômicas na metodologia de projeto de produtos. Também possui especialização em Ergonomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação em Design, com habilitação em Projeto de Produto pela Univille. Atualmente realiza pesquisas na área de Representação Gráfica Manual e Materialização Digital aplicados ao processo de Design de Produtos.

Citas

CAMPOS, Luiz Carlos de; SILVA, J. M. Aprendizagem Baseada em projetos: uma nova abordagem para a Educação em Engenharia. Blumenau: Cobenge, 2011.

CELANI, Gabriela et al. Imprimindo ideias: viabilização do uso de impressoras para maquetes arquitetônicas. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN (GRAPHICA). 2007.

CELANI, Gabriela et al. Técnicas de fabricação digital e prototipagem rápida para a confecção de modelos. In: 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 2008.

DORST, K., & CROSS, N. (2001). Creativity in the design process: Co-evolution of problem–solution. Design Studies, 22(5), 425-437. https://doi.org/10.1016/S0142-694X(01)00009-6 DOI: https://doi.org/10.1016/S0142-694X(01)00009-6

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

GORNI, A. A. Prototipagem rápida: o que é, quem faz e por que utilizá-la. Revista do Plástico Industrial. São Paulo: Aranda Editora. Ano III, N° 31, março, p. 230-239, 2001.

JACOBS, P. F. Rapid prototyping & manufacturing: fundamentals of stereolithography: Society of Manufacturing Engineers. Dearborn - MI, 1992. 434p.

MARKHAM, T., LARMER, J. RAVITZ, J. Aprendizagem baseada em projetos. Artmed, Editora S/A, Porto Alegre, 2008.

MEDEIROS, I. L. A materialização digital e sua sistematização no processo de desenvolvimento de produtos. Florianópolis: UFSC 2016. 197p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Design. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.132-133

OXMAN, Rivka. Thinking difference: Theories and models of parametric design thinking. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2017.06.001

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico - 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

PRONTO3D. Disponível em: <https://pronto3d.sites.ufsc.br/>. Acesso em: 06 de julho de 2023.

PUPO, Regiane Trevisan. A inserção da PROTOTIPAGEM E FABRICAÇÃO DIGITAIS no processo de projeto: um novo desafio para o ensino de arquitetura. Campinas, 2009. 237f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/>

REHG, J. A.; KRAEBBER, H. W. Computer-integrated manufacturing. New Jersey: Prentice Hall, 2005. 574 p

SASS, L. Materializing design: the implications of rapid prototyping in digital design. Design Studies, 2006. v.27, n.3, p.325-355. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2005.11.009

SAURA, C. E. Aplicação da prototipagem rápida na melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas. Campinas, 2003. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas.

SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

______. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.), Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1997.

SIMON, H. A. The Sciences of the artificial. 3.ed. Cambridge: MIT Press, 1996

VISSER, Willemien. The cognitive artifacts of designing. CRC Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1201/9781482269529

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Costa Souza, L., Tavares Porto, L., & Medeiros, I. (2023). Atividades didáticas no laboratório PRONTO3D: uma abordagem de ensino por projeto utilizando corte a laser e impressão 3D. Projetica, 14(3), 28. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48592

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.